sábado - 14/07/2012 - 21:07h
Pesquisa Blog do CS/Consult

Fidelização e cristalização revelam quadro de campanha

A pedido de alguns webleitores, o Blog ainda aborda algumas nuances da primeira pesquisa de opinião pública da atual campanha em Mossoró. Divulgamos os números nessa segunda-feira (9), em trabalho encomendado ao Instituto Consult de Natal (no mercado desde 1987).

O webleitor/advogado Daniel Victor e outras pessoas nos interpelaram principalmente sobre o nível de cristalização de votos das principais candidatas à prefeitura. Houve postagem que já tratou do assunto, mas vamos procurar passar maior detalhamento, que facilite a compreensão desse aspecto nas pesquisas e ajude ao debate.

A pesquisa Estimulada apontou 46% de preferência popular por Larissa Rosado (PSB) e 28% para Cláudia Regina (DEM), é bom ser lembrado. Uma maioria de 18% para a oposicionista nessa modalidade de sondagem.

Segundo a pesquisa Blog do Carlos Santos/Instituto Consult, realizada entre os dias 3 e 4 dese mês, ouvindo 600 pessoas em Mossoró, Larissa tem 20,33% de intenções de votos a partir da pergunta “Espontânea”. Já a segunda colocada, Cláudia Regina, surge bem abaixo com 9,67%.

É uma diferença considerável pró-Larissa, mais do que o dobro em relação à Cláudia.

Larissa com maior cristalização/fidelização (Eduardo Kennedy)

A sondagem Espontânea é um dos principais termômetros para se medir a “cristalização” de votos, ou seja, uma margem em que o eleitor dá mostras a partir de uma espécie de comando do inconsciente, de ter feito sua escolha. É diferente da “Estimulada”, quando o entrevistado fica diante das opções e aponta um candidato (a). “É fulano”, exemplifico.

Na Espontânea há indicação do grau de consolidação do voto em um candidato, mas os resultados da Estimulada são mais utilizados pelos analistas para norteamento mais aproximado quanto ao resultado final. A Estimulada apresenta menor taxa de indecisão. Quanto mais próxima a eleição, maior é a tendência de que se aproximem dos resultados apurados.

Então, vamos resumir a importância da Estimulada e da Espontânea: Os dois tipos de respostas são de valor muito estratégico. A Espontânea mostra que aquele percentual de eleitores “está firme” com determinado candidato; a Estimulada aponta como o eleitor se comportaria se tivesse de decidir naquele momento da entrevista.

Fidelização

A fidelização ainda pode ser medida, com o uso de outros artifícios utilizados na pesquisa. Entretanto, é fundamental um bom trabalho analítico por parte do comando de campanha, para não se confundir números e se produzir interpretações equivocadas.

A pesquisa qualitativa, ou “quali”, como é simplificada na linguagem cotidiana das empresas especializadas e contratantes, é o pulo do gato para condução de qualquer campanha. Enquanto o indivíduo comum tem interesse só nos números de cada um dos candidatos, a quali mede filigranas, detalhes, minudências microscópicas que podem fazer a diferença.

Veja um exemplo. “A sua intenção de voto poderá mudar até o dia da eleição, ou o(a) sr.(a) (você) acha que a sua opinião não mudará mais?” Essa é uma pergunta inserida na pesquisa encomendada por este Blog.

Outra vez, Larissa teve desempenho bem superior à adversária. Entre os entrevistados que afirmaram que não mudam o voto, 74,30% são “fieis” à ela. Entre os que garantiram que não mudam o voto em Cláudia, o percentual bateu em 53,60%.

O que os números apontam? Que a “cristalização” (fidelização) de votos pró-Larissa está 20,70% maior do que o percentual identificado para Cláudia Regina.

Densidade de votos

Um dado interessante sobre a mesma pesquisa, quanto a esse foco de fidelização, é que os maiores percentuais de manutenção da intenção de votos estão em duas áreas estratégias. São regiões de grande densidade de votantes e com populações menos abastadas. É um tipo de ‘convicção’ pouco comum para esse tempo de campanha e perfil desses eleitores.

Cláudia (esquerda) com Fafá, busca reação na disputa (Carlos Costa)

Em termos de regiões mais populosas da cidade, veja abaixo como se portou cada candidata, aos olhos do eleitorado:

– No Santo Antônio/Bom Jardim/Barrocas, São José e Paredões 65,20% dizem não mudar voto. No Boa Vista/Alto da Conceição/Pereiro/Belo Horizonte e Lagoa do Mato 61,90% afirmam não alterar preferência de votos.

– Na região do Santo Antônio e bairros limítrofes, Larissa possui 52,60% contra 31,10% de intenções de votos para Cláudia Regina, na pergunta Estimulada. Na região do Boa Vista e adjacências, há relação na seguinte ordem: Larissa com 51,40%  das intenções de voto e Cláudia Regina com 29,50%, também na Estimulada.

O cruzamento de informações por regiões, nível de escolaridade, idade, renda e outros indicadores, indica que a postulação de Larissa tem maior consistência no atual momento da corrida eleitoral. Leva a melhor em quase todos os ítens. Cláudia precisará de esforço hercúleo para crescimento homogêneo nos próximos meses, mantendo sonho de suceder a prefeita de direito, enfermeira Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”.

* Amanhã, reportagem especial mostrará o papel de Rosalba Ciarlini (DEM) dentro da campanha e o que os números revelam até aqui. Na mesma matéria será focalizado a perspectiva de influência da prefeita Fafá Rosado (DEM) e presidente Dilma Rousseff (PT).

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Categoria(s): Eleições 2012

Comentários

  1. ana katarina gurgel diz:

    Leitura belíssima. Gostei do “comando inconsciente” quando se fala em cristalização de intenção, é isso mesmo!! Parabéns pelo post.

  2. B.Nunez diz:

    Que povo humilde, simples de manifestação espontânea e sincera! Enquanto isso Mossoró apresenta uma péssima malha viária comprometendo o orçamento das pessoas com serviço de suspensão dos veículos. Uma cidade que apresenta eterna precariedade de fornecimento de água e niguém resolve nada. Só se fala em festa, deixando em planos secundários questões relevantes de infraestrura : saúde, malha viária, novas vias de acesso, organizaçao de trânsito, como carretas trafegando em zona urbana, etc. Sou cidadão e pago imposto.

  3. pablo duarte diz:

    Vou dizer menino o que tem de babões comissionados que estará na rua proximo ano nao é bricadeira. Por outro lado o que tem de babões doido pra entrar naão ta no gibi.

  4. FERNANDO fF diz:

    Com dominio de sessenta anos pelos Rosados a cidade de Mossoró era pra ser uma ilha de desenvalvimento,o que se ver é o contrario.Falta segurnaça,iluminação,saude,educação é de pessima qualidade, só não falta dinheiro e poder na familia.

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