• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
terça-feira - 11/10/2022 - 07:50h
Brasil

Forças Armadas não veem fraudes em urnas, mas relatório é guardado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a divulgação do relatório do Ministério da Defesa sobre a fiscalização feita por militares do primeiro turno das eleições. O motivo, conta Malu Gaspar, foi que o documento aponta que não houve fraudes nas urnas eletrônicas, contrariando uma das obsessões do presidente.

Urnas eletrônicas será utilizadas no domingo (Foto: TSE)

Urnas eletrônicas será utilizadas no domingo, dia 2 de outubro deste ano (Foto: TSE)

O relatório não foi divulgado ao público, mas um resumo foi apresentado informalmente ontem a Bolsonaro pelo ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

O presidente determinou que fosse feito um “relatório completo” englobando o segundo turno, alegando que a ausência de fraudes em um turno não descartava a possibilidade em outro, afirmando que os militares deveriam se esforçar mais. As Forças Armadas analisaram uma amostra de ao menos 385 boletins de urna e um projeto-piloto com uso da biometria para testar 58 aparelhos, sugerido pelos próprios militares. (Globo)

E o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, determinou que o Ministério da Defesa encaminhe à Corte uma cópia das conclusões sobre a fiscalização das urnas. A decisão atendeu a um pedido do subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado. Segundo este, “a segurança do Estado sairá fortalecida com a divulgação de tais informações”. (g1)

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – O que me deixa perplexo é ver as Forças Armadas, que não são um poder, mas força auxiliar à garantia da soberania nacional, das instituições, das leis e da ordem, num Estado Democrático de Direito, se debruçar sobre essa questão. Que vexame.

Acompanhe o Canal BCS ( Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política

Comentários

  1. Gilvandro Alves diz:

    Concordo que é um vexame, mas o ativismo político do STF também não é um vexame? Em qual outro país vemos diariamente, ministros do STF na imprensa falando mal do poder executivo e até declarando voto?

  2. Marcos - Fora GADOlândia diz:

    Há um Véi fascista juntamente com outros quadrúpedes adoradores do REI DO GADO que já já aparecerão por aqui para dizer que houve fraude sim e o MINTO DAS RACHADINHAS obteve mais de 60% dos votos válidos no Primeiro Turno, Muuuuuuúúúúú …

  3. marcelo silva diz:

    A sua hora está chegando Bozo! Bolsonaro Nunca Mais.

  4. Marcos Pinto. diz:

    Pergunta que não quer falar. Existe coisa mais patética e ridícula do que as Forças Armadas metendo o bedelho onde não tem nenhum respaldo legal e Constitucional ??. Só mesmo num governo que tem à frente um bandido Fascistóide, , psicopata e Genocida. Essa é de lascar.

  5. Marcos Pinto. diz:

    Em adendo ao primeiro comentário . Onde se lê …”Pergunta que não quer falar” , leia-se : …”Pergunta que não quer calar “.

  6. Angelo diz:

    Bolsonaro vive citando o trecho bíblico João 8:32. Mas quando a verdade é contrária a seus interesses, como o seu cartão de vacina pra mostrar que ele foi um dos primeiros a se vacinar, ou nesse caso das urnas pra mostrar que o Exército não identificou nenhuma fraude, ele obriga o pessoal a ficar caladinho. O Exército está passando vergonha no crédito e no débito. Uma Instituição tão antiga e respeitada não deveria se submeter a essa situação vexatória.

  7. Wellington diz:

    Em qual outro país democrático no mundo também vemos o presidente afrontar diariamente os poderes constituídos e as instituições, em especial, o STF? Este é o guardião da constituição e está apenas fazendo seu trabalho! Apenas e tão somente o cumprimento da lei. Quer que desenhe?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.