Do G1
O novo ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, anunciou nesta quarta-feira (31) os novos comandantes das Forças Armadas:
- Exército: general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira;
- Marinha:Â almirante de esquadra Almir Garnier Santos;
- Aeronáutica: tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Junior.
Os três vão substituir Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica), que se afastaram coletivamente (veja AQUI) dia passado.
Segundo o Ministério da Defesa, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolheu:
- para o Exército: o terceiro general na lista de antiguidade;
- para a Marinha:Â o segundo almirante na lista;
- para a Aeronáutica: o mais antigo na lista.
Conheci Baptista Jr. quando Capitão Aviador na Base Aéra de Fortaleza e depois na Base Aétea de Anápolis.
Lembro-me quando o Tenente Aviador Rouquet e a noiva morreram num acidente automobilÃstico na estrada Anápolis/Goiânia eu escrevi um texto e o entreguei ao Cap. Baptista Jr. que era muio amigo do Tenente Rouquet.
Para surpresa minha, no outro dia ele chega acompanhado do pai do Rquet que fazia questão de me conhecer.
Depois o Cap. Baptista Jr. foi transferido e não nos vimos mais.
Sei que as pessoas não são estáticas, mas sei também que as pessoas mantém a sua essência, daà poder afirmar que a Força Aérea Brasileira vai ter a comandá-la um Brigadeiro que valoriza o ser humano que existe dentro da farda e que a todos trata com respeito e afeição.
A famÃlia fabiana está de parabéns pela escolha de Carlos Alberto de Almeida Baptista Junior.
Sr.Inácio. O Sr..deve ter escrito algo muito comovente a ponto de sensibilizar o Sr. Rouquet, em luto pela perda do filho.
O Tenente Brigadeiro do Ar Carlos Baptista Júnior, na época Cap. Batista Jr., participante nessa linda história, deve lembrar desse episódio. Garanto que gostaria de lhe encontrar, Sr.Inácio. Bom se tivéssemos como chegar a ele!
Parabéns, Sr.Inácio! Vida recheada de acontecimentos memoráveis!
Nada mais lembra um apagador de quadro negro do que o tempo.
Fiz naquele dia de muita dor para os envolvidos na tragédia o que meu coração mandou. Escrevi o que sentia. E tudo o que escrevi saiu do fundo da minha alma.
São passados mais de 34 anos.
Fico feliz por ver o ontem capitão aviador Baptista Junior, hojeTenente-Brigadeiro, assumir o comando da Força Aérea Brasileira.
Tenho certeza de que o homem sensÃvel e voltado para o melhor da FAB, tanto no campo pessoal como material, dará tudo de si para que o Brasil tenha uma Força Aérea da qual todos os brasileiros possam se orgulhar ainda mais e se sentirem protegidos pelas asas que protegem a nossa querida Pátria.