As candidaturas do prefeito Anaximandro Vale (PSB) e Lanice Ferreira (PMDB) reeditam em Governador Dix-sept Rosado a mÃstica do verde contra o encarnado. É também um ambiente de ódio e paixão de lado a lado.
A corrida sucessória municipal praticamente repete o que ocorreu em 2004, com alguns pequenos detalhes diferenciados.
Àquele ano, Lanice enfrentou o médico Adail Vale (PSB), pai de Anaximandro. Venceu-o nas urnas de forma avassaladora, mas terminou cassada por compra de votos. Assumiu, porém perdeu o mandato.
Há poucos meses, Adail renunciou e “convenceu” o vice Nelson Moraes (DEM) a fazer o mesmo, para que Anaximandro, presidente da Câmara de Vereadores, pudesse assumir e ser candidato a prefeito. E assim ocorreu. “Anax” é o candidato governista e seu grupo pega outra vez Lanice de frente.
Além da campanha nas ruas, eles travam outro duelo na esfera judicial. Não faltam ações pressionando à cassação de registro de candidatura, denúncia de propaganda irregular ou suposta compra de votos.
O ambiente judicial e policialesco da campanha de 2004 ainda está muito vivo na memória de todos.
Anax aposta na estrutura de poder para atropelar a adversária. Já Lanice apela para o emocional, como se a sua nova vitória e efetivo mandato fossem um resgate de suposta injustiça sofrida nas eleições passadas.
A campanha em Governador Dix Sept Rosado traz em seu bojo o que de mais retrógrado e desonesto pode fazer parte de uma campanha polÃtica. O clima lembra os velhos currais eleitorais e os apoios chapas brancas financiados com recursos do próprio erário público. A cidade é pequena e a briga é de cachorro grande. Os ânimos exaltados e o peso da estrutura do governo do estado com todos os seus órgãos administrativos, de segurança e serviços públicos, não somente tem reforçado uma aura de injustiça, como também de ódio que se renova em cada esquina, bar e praças do municÃpio. Anax promete que ganhará de toda forma, Lanice responde que ganhará com o povo. E o povo? Grita, brada, se manifesta por um lado ou por outro, pouco sabendo que nesta briga o que menos importa é satisfazer seus desejos. É o velho Brasil e seus antigos interiores se refazendo da onda de modernidade que tem assolado velhos caciques como Dr. Adail Vale, Lanice Ferreira, Gilberto Martins e o filhotinho de ditador Anax Vale
Ora bolas, Lanice foi cassada pela justiça por compra de votos e agora quer dar uma de coitadinha? de injustiçada? Só o que faltava mesmo.
Sr. Juscelino Pereira, concordo em gênero, número e grau com o seu comentário, mas, tenho uma pergunta a fazer que, imagino que nem o Senhor e nem ninguém se atreva a responder, qual seja ¨ o que é ganhar de toda forma???? ¨.
O que vejo e sinto nas muitas visitas que recebo onde moro, é que, haverá uma carnificina em Governador Dix-Sept se, por acaso Lanice ganhar e não levar.