Após reunir a cúpula da Segurança Pública na tarde desta quinta-feira, 21, o governador Robinson Faria (PSD) anunciou a mudança do comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Os novos comandante-geral e subcomandante, entretanto, ainda não foram definidos. A previsão é que o anúncio dos nomes seja feito hoje, sexta-feira, 22.
As exonerações atingem o coronel Ângelo Dantas (Comandante-geral) e o coronel Dancleiton Pereira Leite. Há informação de que Dancleiton será alçado ao Comando Geral.
No dia 12 de dezembro passado, o subcomandante e Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Durval de Araújo Lima, já havia sido exonerado. No dia 16, quem assumiu foi o coronel Dancleiton Pereira.
Morte
Mas já se falava à época, que o coronel Ângelo Dantas não resistiria muito tempo.
A morte da universitária Karoline de Melo (veja AQUI) teria sido a gota d’água, para o Governo tentar dar uma resposta à sociedade. Escolheu as cabeças do comando da PM para tal fim.
“Apesar da boa vontade e da honestidade, a Polícia Militar não se adequou na velocidade que a população e o governador esperavam no combate à violência”, justificou Robinson, realçando que mais mudanças podem ser determinadas a partir de resultados.
Prioridade
“Daqui para a frente, serei bem rigoroso no cumprimento de metas. E quem não cumprir as metas será afastado de seu cargo. Se não tiver eficiência, eu terei que mudar e mudarei até acertar”, apontou o líder do Executivo, assinalado que a Segurança Pública é uma prioridade para a sua gestão.
Nota do Blog – O pau quebrou do lado mais fraco. O próximo comando terá as mesmas dificuldades e provavelmente resultados parecidos.
O coronel Ângelo nunca foi, também, da preferência do próprio governador, que acabou fazendo a escolha por certas injunções que fugiram ao seu controle. Cairia de qualquer jeito.
Não estamos suportando mais, hj em Mossoró mataram meu primo, é triste ver um parente saindo pra trabalhar e ser morto na calçada de casa, por um bandido e saber que nada acontece, e ninguém faz absolutamente nada, acredito que a mudança do comando não vai mudar nada, precisamos fazer alguma coisa, do jeito que esta não da pra continuar…
NOTA DO BLOG – Minha solidariedade.
Somos reféns do medo
E se o Rob não cumprir as suas metas e não for eficiente no emprego que o povo lhe eu, quem o afastará do cargo?
Quer dizer o governador que o próximo comandante da PMRN chega adequado à modernidade, combaterá com velocidade. Como? Houve adequações substanciais em um dia ou dois? A PMRN recebeu reforços no contingente? Houve entrega de armas tão capazes quanto às dos bandidos? Ora, se foi realizado esse reforço meteórico não precisaria haver mudança no comando.
Acho que o coronel Ângelo só cometeu um pecado.
Assumiu este cargo, sabendo que não iria atingir as metas!
A sua sorte, é que ele não vai se o único a cometer o mesmo pecado!
Corrigindo: “ser o único”