Depois de quase seis anos no poder, o governo da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM) finalmente resolveu fazer a coisa certa em termos de comunicação.
Trata de fazer o óbvio ululante: comunica-se.
Acossada por seriíssimas denúncias que partem da Controladoria Geral da União (CGU), como suposto superfaturamento de obras e outros deslizes, a Prefeitura de Mossoró procura o esclarecimento.
O jornal "O Mossoroense", que tem abordado o caso sem passionalismo e feito reportagens com base na exposição técnica da CGU, foi procurado por três secretários da Prefeitura de Mossoró. Resolveram dar sua versão sobre o trabalho da AGU, em vez de se omitirem ou distorcerem os fatos.
O límpido material de O Mossoroense está hoje em sua capa e página três, como recomendam os manuais de redação e o bom jornalismo. Veja AQUI.
Entretanto, em minha ótica, o mais relevante mesmo é a postura diferente do governismo municipal. Faz o elementar, o certo, e mesmo assim parece estranho, ou mesmo inusitado.
É incomum, com certeza.
Durante esses quase seis anos, duas gestões, o governismo apostou num modelo de comunicação baseado na truculência e despotismo, com vícios que só lhe deram prejuízo. Determinadas ações são próprias de submundo.
A principal tática foi "arrendar" a opinião de alguns órgãos de comunicação e transformar certos "jornalistas" em "capangas", com ordens para agredirem e enxovalharem quem se opusesse ao governo. E assim tem sido feito.
Deixaram de divulgar pontos positivos da gestão e defendê-la de eventuais críticas. Preferiram rosnar contra quem não louvava os "donos do poder", espumando como pitbulls hidrófobos.
A estratégia é um enorme fiasco. Fracassou.
Não é por acaso, que pesquisa de fevereiro último, do Instituto Consult, apontou rejeição da administração de "Fafá" Rosado em cima de 67,50% (Clique AQUI). Não é por acaso que se partiu para operações desesperadoras, como a promoção de enxurrada de ações judiciais contra "inimigos" do poder.
Espero que esse caso do CGU não seja situação episódica, isolada. A sociedade agradece, pelo direito de ser bem-informada e em nome da liberdade de expressão.
Será que FAFÁ ROSADO e sua patota vão processsar a ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO ? O diabo é quem duvida,posto que são contumazes na “arte” de destilarem virulência ao menor sinal de contestação às suas maquinações.
É só esperar o desfecho da campanha que o guitarrista tremendão botou na rua nos ultimos dias. O que se sabe é que certo ou errado vai haver muita dificuldade a cata do voto na cidade que a conjuge dele a enfermeira Fátima Rosado (des)governa.