Um dos fatores preponderantes à vitória à reeleição de Wilma de Faria (PSB) em 2006, contra Garibaldi Filho (PMDB), foi o poder de aglutinar suas bases. Ocorreram fracionamentos leves.
Para 2010, alguns princÃpios estão mantidos como em qualquer outra disputa eleitoral, num paÃs com o perfil sociológico do Brasil. Vale ter um bom candidato, estrutura, estratégia e capacidade de somar. Depois vem outros aditivos.
O governismo sofre com entrechoques internos no permanente jogo de interesses. Nada demais. Faz parte da essência de toda "corte", imperial ou republicana. Trair e coçar é só uma questão de começar.
Se a governadora Wilma de Faria (PSB) priorizar tão-somente seu projeto pessoal de eleição ao Senado, sem costurar uma sólida plataforma sucessória, qualquer ungido estará fragilizado. E a própria Wilma pode ser contaminada.
Portanto não basta ter um candidato viável, seja ele Robinson Faria (PMN), Carlos Eduardo Alves (PSB, em vias de ir para o PDT), Iberê Ferreira (PSB) ou João Maia (PR).
Napoleão Bonaparte costumava dizer que "o homem só se move por dois motivos: o medo e o interesse." Na polÃtica essa assertiva cai como uma luva.
O escolhido para tentar suceder Wilma será apenas um morto-vivo em campanha, se não galvanizar o apoio real da cúpula e base aliada. Em campo aberto, provavelmente enfrentando a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), será uma presa fácil.
Vale lembrar, ainda, que diante do desmonte da tradição do verde contra o encarnado, bacurau contra bicudo, não existem fronteiras e divisórias separando ou identificando correligionário e adversário. Todos parecem possuir a mesma face. As migrações de um lado para outro estão facilitadas.
O apoiador de hoje pode ser o contendor de amanhã. Há um fio quase imperceptÃvel separando um do outro. Há medos e interesses inconfessáveis.
Caro Carlos, muito oportuna e sensata esta nota. Em se tratando de traição, Dona Wilma é Phd no nosso Estado, seja na polÃtica, seja com amigos e até……………
Vale a pena aguardar para ver, mas que ninguém neste mundo duvide da vontade dela de realizar seus desejos.
Que o diga o hoje Deputado Estaduak LAVOISIER MAIA.