Por François Silvestre
..é uma capicua….é uma capicua. A combinação de palavras que podem ser lidas de trás pra frente e frente pra trás é um palÃndromo. Quando essa combinação se dá com números é uma capicua.
Isso não me motivou pelo fato do 02/02/2020 (hoje, domingo). Não. Mas por conta de algumas discussões no mundo restrito onde eu navego na net, com poucas e selecionadas pessoas, e veio-me a lembrança de um belo e estranho romance.O Avalovara de Osman Lins, que me foi presenteado por Vicente Serejo, após eu lhe pedir o presente. Ele viajara e eu pedi o livro. Aliás, esse adjetivo estranho ao romance foi dele.
Pois bem. Osman Lins começa o livro partindo de um quadrado e uma espiral. O quadrado é formado por cinco palavras sobrepostas, uma em cima da outra. De onde sai uma espiral infinita.
São cinco palavras do latim arcaico. Sator/ Arepo/ Tenet/ Opera/ Rotas. Ponha essas palavras, cada uma sobre a outra, que formam um quadrado. E você vai lê-las de todas as formas.
De baixo pra cima, de cima pra baixo, da direita pra esquerda, da esquerda pra direita. Há uma discussão acadêmica de que a palavra Tenet foi um arranjo. Bizantinice. Ela consta da linguagem primitiva latina na atividade agrÃcola.
O significado delas também acolhe várias versões. Porem, o sentido acaba dando no mesmo leito. Que é: O condutor mantem o arado nos sulcos que ele escolhe. É o domÃnio de quem conduz sobre o conduzido.
Esse enigma foi proposto por um escravo, desafiado por seu amo, que lhe daria a liberdade caso não o desvendasse. Não o desvendando, o senhor do escravo convenceu outra escrava a conquistar o colega. Apaixonado, ele contou o segredo do enigma à amante.
E ela entregou a descoberta ao amo. E o escravo genial perdeu a liberdade por uma noite de amor.
Mas eu falava de quê? ah! PalÃndromo e capicua.
François Silvestre é escritor
“Porém o sentido acaba dando no mesmo leito. ” Sim, é isso, grande François Silvestre. E, por acaso, foi no leito que o escravo se desgraçou.
Naide, vc fez um palÃndromo metafórico. kkkkkkkk.
François Silvestre, estou me sentindo o máximo após ter criado um palÃndromo metafórico…genial!