• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 16/11/2015 - 23:54h
Saúde

Hospital formaliza fim de UTI, mas prefeitura nega fechamento

Documento do Wilson...

Como o Blog Carlos Santos antecipou há algumas horas (veja AQUI), o Hospital Wilson Rosado (HWR) protocolou hoje (veja reprodução) decisão de suspender serviços de sua UTI Pediátrica – com dez leitos – à Prefeitura de Mossoró, pelo SUS.

O HWR alega que são cinco meses de atraso, com montante superior a R$ 719 mil.

Cansou de tentar resolver o impasse sem maiores atropelos.

A Prefeitura emitiu nota sobre o assunto agora à noite, garantindo que não haverá fechamento, mas não informa quando sanará o débito. Entretanto adianta que recorrerá ao Governo do Estado e União para que dividam o custo com o equipamento.

Veja abaixo:

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica continuarão em funcionamento.

A Prefeitura reconhece a dívida que tem com o Hospital Wilson Rosado, pelo aluguel do espaço da UTI, mas nunca se furtou a negociar e a conversar no sentido de manter a boa relação. Infelizmente a crise econômica é geral e tem reduzido drasticamente a capacidade financeira do Município.

... foi protocolado hoje (reprodução)

Porém, por ser um atendimento de alta complexidade, a Secretaria Municipal de Saúde acionará a União e o Estado na Justiça para que os dois entes também tenham participação no custeio do equipamento, processo que tramita na Justiça Federal.

Essas ações garantirão, a curto prazo, recursos para reduzir o débito com a unidade hospitalar. O município ainda vai tomar medidas legais para que a UTI não sofra qualquer interrupção neste momento.

Portanto, a pasta assegura à população que não há riscos de fechamento e que a UTI, administrada pelo Município, continuará oferecendo o importante socorro à vida.

Acompanhe o Blog também pelo Twitter.

Tenha notícias mais ágeis clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Quando eu receber os boletos de IPTU e IPVA direi:
    “reconheço a dívida que tenho, mas nunca me furtei a negociar e a conversar no sentido de manter a boa relação. Infelizmente a crise econômica é geral e tem reduzido drasticamente a minha capacidade financeira.”
    Zé Buchudinho diz que adorou este FURTEI. É, segundo ele, o verbo preferido por 99 entre 100 ocupantes de cargos públicos.
    O engraçado nesta nota é imaginar que o atendimento continuará sem que o pagamento seja efetuado.
    “Portanto, a pasta assegura à população que não há riscos de fechamento e que a UTI, administrada pelo Município, continuará oferecendo o importante socorro à vida.”
    Achar que acionando a União e o Estado na justiça vai conseguir recursos para manter a UTI funcionando só pode ser coisa de quem vive fora da realidade. O Estado está tendo telefones cortados por falta de pagamento. A União não tem dinheiro nem para socorrer as vítimas da tragédia de Mariana.
    A fonte secou. Faz um bom tempo que o Brás deixou de ser o tesoureiro.
    Não tratasse de uma situação trágica esta nota seria uma peça humorísitca da melhor qualidade.
    Interessante é quando adoecem correm logo para São Paulo. O povo? O povo que se lixe.
    ///
    SAL GROSSO VAI PRESCREVER! COMO DIZER AOS NOSSOS FILHOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA?
    FALTOU DINHEIRO PARA PAGAR A UTI PEDIÁTRICA. FALTOU DINHEIRO PARA MANTER A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES? QUAL O VEREADOR QUE NÃO COLOCOU GASOLINA NO SEU CARRO ESTE MÊS POR CONTA DA LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES?
    GOVERNO DO RN NÃO INFORMA QUANTOS FUNCIONÁRIOS ESTÃO LOTADOS NA FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    SERÁ QUE SÓ ACONTECE NO MARANHÃO?
    “17/11/2015 11h23 – Atualizado em 17/11/2015 11h23
    PF prende 13 em operação contra desvios na Saúde no Maranhão
    Foram cumpridos ainda 60 mandados de busca e 27 de condução coercitiva.
    Investigações sobre ‘terceirização’ tiveram início em 2010 – Do G1 MA
    A Polícia Federal realizou nessa segunda (16) e terça-feira (17) em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF) uma operação para reprimir o desvio de recursos públicos federais do Fundo Nacional de Saúde (FNS), destinados ao sistema de Saúde no Maranhão. A Operação Sermão aos Peixes cumpriu 13 mandados de prisão preventiva, 60 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de condução coercitiva, entre eles a do ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad.
    As investigações tiveram início em 2010, quando o então secretário de Saúde do Estado do Maranhão, se utilizou do modelo de ‘terceirização’ da gestão da rede de saúde pública estadual. Segundo a investigação, ao passar a atividade para entes privados – seja em forma de Organização Social (OS) ou Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) – o então secretário tentou fugir dos controles da lei de licitação, empregando pessoas sem concurso público e contratando empresas sem licitação e facilitando o desvio de verba pública federal, com fim específico de enriquecimento ilícito dos envolvidos.
    No período de investigação, os fluxos de recursos destinados pela União, por meio do Ministério da Saúde, ao Fundo Estadual de Saúde do Maranhão, em montante de R$ 2 bilhões.O nome da operação é alusivo ao sermão do Padre Antônio Vieira que, em 1654, falou sobre como a terra estava corrupta, censurando seus colonos com severidade.”
    ///
    Zé Ruela mal terminou de ler e se danou a ri. Olhou para o Zé Buchudinho cobrando uma explicação para os frouxos de riso do Zé Ruela. O dedo do Buchudinho foi bem em cima do 1654, ano do Sermão do Peixe.
    Zé Ruela tem mesmo razão de estar rindo. Esta imundície vem acontecendo desde tempos imemoriáveis e tudo indica nunca terá fim. Basta ver os hoje condenados em 1ª instância por prática de corrupção que continuam soltos, exercendo cargos públicos e mangando de tudo e de todos.
    No Maranhão pegaram o cunhado da ex-governadora Roseana Sarney. Se ela sabia das presepadas do cunhado, desconheço. Pronto, Zé Ruela agora cai no chão de tanto rir.
    Ainda bem que este negócio de desvio de dinheiro do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE não acontece em Mossoró. Corre Zé Buchudinho. Zé Ruela está ficando roxo e de tanto rir já não consegue respirar.
    ////
    SAL GROSSO VAI PRESCREVER! COMO DIZER AOS NOSSOS FILHOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA.
    QUEM CEDER LEGENDA A CONDENADO POR IMPROBIDADE FICARÁ CONHECIDO COMO COITEIRO DE CORRUPTO.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    SERMÃO AOS PEIXES
    Lindo e mais do que atual este sermão do Padre Antônio Vieira clamando contra a corrupção já em 1654.
    Recomendo a todos a leitura na íntegra deste sermão.
    Para aguçar a curiosidade dos que leem os meus comentários publico este pequeno resumo.
    “O sermão foi proferido em São Luís do Maranhão em 13 de junho de 1654, dia de Santo Antônio e três dias antes da partida de Vieira para Portugal, onde pretendia interceder em favor dos índios diante das autoridades portuguesas. O sermão é construído em forma de alegoria, dirige-se aos peixes mas, na verdade, fala aos homens.
    O texto está dividido em seis partes. A primeira delas é o exórdio, ou introdução, na qual faz o chamamento “Vós sois o sal da terra”. Os pregadores são o sal da terra, cabendo ao sal impedir a corrupção. Mas na terra não lhes dão ouvidos, por isso voltam-se para o mar, onde estão os peixes…”
    Torço para algum Padre em Mossoró se interessar por este sermão e utilizar sua homilia para ler esta exortação em favor da moralidade feita pelo eterno Antônio Vieira.
    Meu medo é alguém participando da missa em que o Padre lerá o SERMÃO AOS PEIXES gritar que isto é coisa de quem tem problema pessoal com fulano, beltrano ou sicrano.
    Aqui em Mossoró quem combate a corrupção é acusado de ter problemas pessoais com os corruptos.
    Já imaginaram o cara dizendo ESTE ANTÔNIO VIEIRA TEM PROBLEMA PESSOAL COM …
    Estão duvidando? Nunca duvidem de nada acontecer em Mossoró.
    ///
    SAL GROSSO VAI PRESCREVER! COMO DIZER AOS NOSSOS FILHOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA?
    ATÉ QUANDO OS MOSSOROENSES IRÃO TOLERAR A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES?
    UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR NÃO FORAM ENTREGUES EM MOSSORÓ. EM JARDIM DO SERIDÓ FORAM!

  4. João Claudio diz:

    Não entendi a ”notinha” da prefeitura.

    A “notinha” admite que, a prefeitura deve dinheiro ao hospital e não paga (é a crise KKKK); que o hospital deve continuar atendendo, mesmo sem receber dinheiro(????); e que a população não deve se preocupar porque UTI naquele hospital não vai faltar (???).

    Entendeu, Creuza? Eu não!

    PS – As linhas telefônicas da SESAP em Natal continuam… Mudinha da Silva. E o Rob ainda não emitiu nenhuma… ”notinha” a respeito. É a crise KKKKKK

Trackbacks

  1. […] com a formalização da decisão do HWR, a Prefeitura emitiu nota (veja AQUI) sobre o caso, afirmando que o serviço não será suspenso, mas não estabelecendo qualquer […]

  2. […] Num comunicado em seu portal na Net, a Prefeitura de Mossoró voltou a sinalizar com interesse em encontrar saída para o impasse financeiro de cinco meses e mais de 717 mil reais com o HWR. Diz que “mantém o interesse no diálogo e na negociação com a unidade. Pede ainda sensibilidade com o momento de crise e que reconheça os esforços da gestão na resolução do problema”. Ontem já tinha emitido uma nota (veja AQUI). […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.