• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
domingo - 16/11/2014 - 11:02h

Hospital Municipal, uma ideia equivocada

Por Lair Solano

Como cidadão e médico, acho que devo emitir uma opinião a respeito dessa ideia do nosso prefeito Francisco José Júnior, “Silveira”, de construir um Hospital Municipal em Mossoró.

Pergunto: as unidades de saúde do nosso município estão funcionando satisfatoriamente? Não é o que escuto da população.

As UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) não precisam se modernizar e atender de forma humanizada e de acordo com os protocolos médicos atualizados? Estão sobrando medicamentos?

Será que não precisa fazer concurso para o quadro de funcionários da Saúde?

Quanto tempo é necessário para marcar uma simples mamografia ou ultrassonografia?

Até quando nossa população vai precisar da interferência dos vereadores para atender suas demandas?

Construir hospital é um tiro no pé, senhor prefeito.

VAMOS PENSAR GRANDE, afinal após muitos anos teremos portas abertas daqui até Brasília. É hora de transformar o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em um complexo hospitalar universitário (duas faculdades de Medicina da UERN – Assu e Mossoró).

Mossoró precisa voltar a ser a terra do tem e do que terá e não do já teve.

Cabe aos governos estadual e federal a construção e manutenção de hospitais. Municípios com a renda dos nossos é um fardo a mais em uma área de custos cada vez maiores.

O município ainda não faz o básico de maneira eficiente, imagine o complexo.

Já sugeri ao futuro governo transformar o Hospital da Polícia em uma Maternidade Moderna; parar de pagar aluguel em prédio particular. Esse é o plano. Ou será que alguma empreiteira está por trás desses recursos junto ao Ministério da Saúde?

É melhor acreditar que não, afinal um politico que ganhou as ultimas eleições em Mossoró não vai querer a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP) vasculhando a sua vida e dos seus colaboradores.

Desejo que nossa cidade possa aplaudir o seu trabalho em 2016, e você de cabeça erguida.

Lair Solano é médico e ex-prefeito de Patu

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Saúde

Comentários

  1. Milene Pinto diz:

    Muito bem colocadas as interrogações e oplniões do Dr. Lair Solano. Boa reflexão para o prefeito da nossa cidade

  2. Manoel diz:

    Tomara que que essas colocações sirvam para inibir os pensamento ruins. Pois tambem acho que exista muita coisa estanha por trás dessa idéia.

  3. RCA diz:

    Palavras bem colocadas de um ex prefeito.

  4. eliana honorato lopes cavalcante diz:

    concordo , ao inves de construir , estruture as upas, nao ha medicamentos o proprio omeprazol nao existe, concordo que deve estruturar o que ja tem , nao demora na saude ,pois mossoro em termo de saude esta negativada,vamos acordar

  5. Josué Moreira diz:

    Quero manifestar minha opinião nesse espaço democrático. Fui um dos primeiros a defender o Hospital Municipal de Mossoró para completar nosso Sistema Local de Saúde – SILOS. Investir na atenção básica é prioritário, as UBS’s são as portas de entrada do SILOS, disso nenhum especialista em saúde pública discorda, as UPAS são fundamentais para os atendimentos de urgência e emergência mas não podemos ficar reféns de hospitais privados e filantrópicos que exercem influencia e força política. Com um hospital municipal, o gestor (prefeito) assume o comando total da gestão plena da saúde pública de Mossoró e aumenta sua responsabilidade para com a saúde dos seus munícipes. Várias cidades do porte de Mossoró ou até mesmo menores, possuem pelo menos um hospital municipal, quem conhece Campina Grande-PB sabe que a estrutura hospitalar da cidade é bastante interessante. Essa cidade paraibana, conta com pelo menos dois cursos de medicina funcionando na cidade (UEPB e UFCG) e tem mais de um hospital municipal. Semelhantemente, Mossoró comporta outros hospitais especializados por ser uma cidade polo com responsabilidade regional, além do mais, ela fica entre duas capitais (Natal e Fortaleza) merece muito mais do que um único equipamento hospitalar. Eu acredito, que a construção de um hospital municipal para nossa cidade será um grande avanço, todos sairão ganhando. É necessário que a equipe do comando do hospital seja composta de pessoas sérias, comprometidas com a honestidade das suas funções e tenha muito mais amor ao ser humano que ao dinheiro. Podem ter certeza, a construção do hospital municipal de Mossoró diminuirá muitos problemas, sofrimentos, incertezas, inseguranças e humilhações que passam os usuários do SUS. O município irá economizar muitos recursos, como por exemplo aluguéis de leitos nos hospitais privados. Ficará mais fácil fiscalizar e cobrar resultados do prefeito e dos vereadores. Há mais de um século, os políticos de Mossoró tem essa dívida com seu povo…chegou a hora de cobrar por esse equipamento que salva vidas e alivia o sofrimento humano. Abraço a todos!

  6. vladenilson duarte diz:

    Testado e aprovado!???($$$$$).Ah tá.

  7. AVELINO diz:

    Certeza que será mais um hospital a brilhar nas páginas policiais com suas particulares tragédias de abandono… O que só interessa mesmo dessa bravata é apenas a “construção física do prédio”, sabem o por que??? Eu sei mais num digo… Que tal colocar os hospitais, UPAs e postos de saúde 24 h, já existentes, pra funcionarem como é pra ser e que realmente atendam a desassistida população, hein???

  8. Carlos diz:

    A grande dificuldade da consolidação de um hospital municipal, vai ser encontrar pessoas com mais amor ao ser humano do que ao dinheiro.

  9. Josué O. Moreira diz:

    Só uma pessoa carente que não tem plano de saúde sabe a importância de se ter um hospital público municipal que atenda pelo SUS. O resto são apenas opiniões de pessoas que desconhecem o funcionamento integral e universal do SUS. Não digo que o SUS é uma maravilha, mas é o único que temos para atender os mais humildes com respeito a dignidade sem o olhar discriminatório da posição social.

    Sobre o câncer da corrupção, só diminuirá quando esse for considerado hediondo, a iniciativa privada pode até estar fraudando o SUS e ninguém tá nem aí, pois não há quem fiscalize, como por exemplo: cobrança de pagamentos antecipados por procedimentos ou cirurgias, exames, etc. tudo feito de forma particular sendo posteriormente cobrados ao SUS com o CPF daquele paciente que esteve internado naquele hospital particular ou filantrópicos. Abraço a todos!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.