Confirmado. O Governo Federal publica no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18), credenciamento de dez leitos de UTI no Hospital São Luiz de Mossoró. É através da Portaria Nº 3.405/2019, assinada pelo ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.
Há mais de dois anos que esse processo se arrastava nos escaninhos do sistema da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, de Mossoró a Natal, sem se efetivar. A versão mais aceita para tanto postergação não é de ordem técnica, mas intervenções politiqueiras de subterrâneo.
Celeridade
A intervenção direta do deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) vaquejando o processo no estado e, também, em audiências em Brasília, deu celeridade a essa última etapa do credenciamento.
Importante assinalar ainda a participação do deputado federal General Girão (PSL) nas diligências em Brasília, bem como do senador Styvenson Valentim (Podemos). Allyson Bezerra também pediu apoio dos senadores Zenaide Maia (PHS), Jean-Paul Prates (PT), além dos também deputados federais Rafael Motta (PSB) e Benes Leocádio (PRB), em viagens a Brasília.
Sequelas e mortes
Na Câmara Municipal de Mossoró, no fim de maio deste ano e em outros vários momentos, vereadores como Ozaniel Mesquita (PR) lembraram dessa cruzada. Ele chegou a relatar o drama de incontáveis pacientes que precisam desses leitos (veja AQUI).
Servidor público com atuação na Saúde, Mesquita disse que regularmente faltam leitos, pessoas ficam com sequelas e outras falecem em Mossoró por falta de assistência.
Conheça um pouco dessa verdadeira odisseia clicando AQUI.
Leia também: Deputado e senador trabalham credenciamento de leitos de UTI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Ótima notícia, mas o mais importante ainda é a mão de obra humana intensivista especializada que a cidade de Mossoró ainda é muito carente, pois é uma grande responsabilidade com a vida; porque muitas vezes requer o conhecimento e a realização de procedimentos específicos para preservar a vida, tais como: punção de subclávia, entubação orotraqueal, etc….., muita irresponsabilidade do gestor hospitalar permitir médicos que não detém a especialização assumir plantões em UTI; passível de responsabilização civil, administrativa e penal! Muito comum esses atos nas UTI de Mossoró, inclusive o CRM tem o dever de exercer o poder de polícia e averiguar essas ações médicas ilegais. Boa tarde!
Sem dúvida Sr. Carlos Alberto, infelizmente, a medicina, não só em mossoró, mas, via de regra em todo o Brasil, a atividade médica é exercida tão somente como intento pecuniário, patrimonialista e de enriquecimento pessoal…!!!
Não à toa, aqui se pratica da forma vil, gananciosa e mais que despreparada possível, a chamada medicina curativa e não preventiva, como aliás, deveria ser…!!
Esse, foi um dos motivos, senão o principal motivo, pelo qual os médicos cubanos foram covardemente expulsos do nosso país. No que, efetivamente, resultou milhões de brasileiros, pobres, negros e índios , dos mais diversos rincões, absolutamente abandonados à própria sorte, haja vista, sabidamente, os boçais, reacionários, despreparados e individualistas médicos tupiniquins, não se mostrarem afeitos e aptos ao atendimento nas zonas rurais e nos locais ermos e de vazios geográficos da nossa dita pátria mãe gentil…!!!
Um baraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
QUE SEJAM VISTOS COMO UMA GRAÇA MAIS LEITOS DE UTI PARA MOSSORO, ONDE MUITOS JA PERDERAM A VIDA NOS CORREDOERES AGUARDANDI UMA VAGA DE UTI. TODOS PLANTONISTAS SABEM FAZER PROCEDIMENTOS BASICOS Q SALVAM VIDAS E TODAS UTIS CONTAM COM APOIO DOS MEDICOS COORDENADORES E ESPCIALISTAS PARA PARECERES E AUXILIO AS CONDUTAS, NUNCA UM PLANTONISTA DE UTI ESTÁ SÓ NUM HOSPITAL , TENDO ATE UMA COMPLETA EQUIPE QUE PODE APOIA-LO NUM CASO COMPLICADO. SEJAM BEM VINDOS ESSES LEITOS . OS OUTROS HOSPITAIS JA FIZERAM E FAZEM MUITO MAIS DO QUE PODEM PARA DAR ASSISTENCIA A MOSSORO E REGIAO.
BEM VINDO HOSPITAL SAO LUIS E DEUS ABENÇOE OS OUTROS HOSPITAIS DE UTI DE MOSSORO E REGIAO.
Por diversas vezes, no retiro que administro por conta da cervical, vi o senador Styvenson Valentim batalhando pela causa. Oh! Captain, my captain!
Em tempo: os demais também merecem parabéns. Ressaltei o senador Styvenson porque ouvi-o falando. Dá o recado sem rodeios. Muito bem.