• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 18/12/2019 - 12:00h
Finalmente

Hospital São Luiz tem dez leitos de UTI credenciados

Confirmado. O Governo Federal publica no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18), credenciamento de dez leitos de UTI no Hospital São Luiz de Mossoró. É através da Portaria Nº 3.405/2019, assinada pelo ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

Credenciamento é garantido com publicação no Diário Oficial da União (Print: BCS)

Há mais de dois anos que esse processo se arrastava nos escaninhos do sistema da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, de Mossoró a Natal, sem se efetivar. A versão mais aceita para tanto postergação não é de ordem técnica, mas intervenções politiqueiras de subterrâneo.

Celeridade

A intervenção direta do deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) vaquejando o processo no estado e, também, em audiências em Brasília, deu celeridade a essa última etapa do credenciamento.

Importante assinalar ainda a participação do deputado federal General Girão (PSL) nas diligências em Brasília, bem como do senador Styvenson Valentim (Podemos). Allyson Bezerra também pediu apoio dos senadores Zenaide Maia (PHS), Jean-Paul Prates (PT), além dos também deputados federais Rafael Motta (PSB) e Benes Leocádio (PRB), em viagens a Brasília.

Allyson contou com Styvenson (Foto: arquivo 11/06/19)

Sequelas e mortes

Na Câmara Municipal de Mossoró, no fim de maio deste ano e em outros vários momentos, vereadores como Ozaniel Mesquita (PR) lembraram dessa cruzada. Ele chegou a relatar o drama de incontáveis pacientes que precisam desses leitos (veja AQUI).

Servidor público com atuação na Saúde, Mesquita disse que regularmente faltam leitos, pessoas ficam com sequelas e outras falecem em Mossoró por falta de assistência.

Conheça um pouco dessa verdadeira odisseia clicando AQUI.

Leia também: Deputado e senador trabalham credenciamento de leitos de UTI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Saúde

Comentários

  1. Carlos alberto de almeida diz:

    Ótima notícia, mas o mais importante ainda é a mão de obra humana intensivista especializada que a cidade de Mossoró ainda é muito carente, pois é uma grande responsabilidade com a vida; porque muitas vezes requer o conhecimento e a realização de procedimentos específicos para preservar a vida, tais como: punção de subclávia, entubação orotraqueal, etc….., muita irresponsabilidade do gestor hospitalar permitir médicos que não detém a especialização assumir plantões em UTI; passível de responsabilização civil, administrativa e penal! Muito comum esses atos nas UTI de Mossoró, inclusive o CRM tem o dever de exercer o poder de polícia e averiguar essas ações médicas ilegais. Boa tarde!

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Sem dúvida Sr. Carlos Alberto, infelizmente, a medicina, não só em mossoró, mas, via de regra em todo o Brasil, a atividade médica é exercida tão somente como intento pecuniário, patrimonialista e de enriquecimento pessoal…!!!

    Não à toa, aqui se pratica da forma vil, gananciosa e mais que despreparada possível, a chamada medicina curativa e não preventiva, como aliás, deveria ser…!!

    Esse, foi um dos motivos, senão o principal motivo, pelo qual os médicos cubanos foram covardemente expulsos do nosso país. No que, efetivamente, resultou milhões de brasileiros, pobres, negros e índios , dos mais diversos rincões, absolutamente abandonados à própria sorte, haja vista, sabidamente, os boçais, reacionários, despreparados e individualistas médicos tupiniquins, não se mostrarem afeitos e aptos ao atendimento nas zonas rurais e nos locais ermos e de vazios geográficos da nossa dita pátria mãe gentil…!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. henrique diz:

    QUE SEJAM VISTOS COMO UMA GRAÇA MAIS LEITOS DE UTI PARA MOSSORO, ONDE MUITOS JA PERDERAM A VIDA NOS CORREDOERES AGUARDANDI UMA VAGA DE UTI. TODOS PLANTONISTAS SABEM FAZER PROCEDIMENTOS BASICOS Q SALVAM VIDAS E TODAS UTIS CONTAM COM APOIO DOS MEDICOS COORDENADORES E ESPCIALISTAS PARA PARECERES E AUXILIO AS CONDUTAS, NUNCA UM PLANTONISTA DE UTI ESTÁ SÓ NUM HOSPITAL , TENDO ATE UMA COMPLETA EQUIPE QUE PODE APOIA-LO NUM CASO COMPLICADO. SEJAM BEM VINDOS ESSES LEITOS . OS OUTROS HOSPITAIS JA FIZERAM E FAZEM MUITO MAIS DO QUE PODEM PARA DAR ASSISTENCIA A MOSSORO E REGIAO.
    BEM VINDO HOSPITAL SAO LUIS E DEUS ABENÇOE OS OUTROS HOSPITAIS DE UTI DE MOSSORO E REGIAO.

  4. naide maria rosado de souza diz:

    Por diversas vezes, no retiro que administro por conta da cervical, vi o senador Styvenson Valentim batalhando pela causa. Oh! Captain, my captain!

    • naide maria rosado de souza diz:

      Em tempo: os demais também merecem parabéns. Ressaltei o senador Styvenson porque ouvi-o falando. Dá o recado sem rodeios. Muito bem.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.