Do Mossoró Hoje
Nesta segunda-feira (25), o Mossoró Hoje foi procurado por uma idosa que tentou tirar um simples gesso da mão, no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim), e não conseguiu.
Dona Maria do Socorro, de 68 anos, quebrou a mão esquerda após escorregar ao tentar entrar em um ônibus.
Ao chegar no PAM, ela foi informada que o ortopedista só poderia atendê-la com encaminhamento do Posto de Saúde. Outra informação repassada a idosa foi que a serra de gesso do local estava quebrada, bem como raio-x.
Em junho deste ano o MH já havia anunciado que os dois equipamentos estavam quebrados. Já em setembro, a Prefeitura anunciou que havia consertado o aparelho de raio-x, mas a verdade é que desde então os pacientes continuam a voltar pra casa sem receber o atendimento porque o equipamento continua quebrado.
Dona Maria saiu do Pam e se dirigiu à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Abolição IV. No local, recebeu a informação que o agendamento não poderia ser realizado porque a unidade estava sem internet e o computador tinha ido para o conserto.
A idosa seguiu, então, para a UBS do Santa Delmira. No local, foi informada que a pessoa responsável pela marcação não ia trabalhar desde a quarta-feira da semana passada.
Volta para casa
Por fim, Dona Maria foi, junto com a filha dela, até à Secretaria de Municipal de Saúde. “Lá a responsável ligou para Diretora da UBS do Abolição 4 e solicitou que enviasse uma pessoa para fazer a marcação na secretaria, já que o local não tinha internet e nem computador. Ficaram de entrar em contato comigo até amanhã”, contou.
Enquanto isso, Dona Maria do Socorro teve que voltar para casa sem conseguir retirar o gesso da mão.
O Mossoró Hoje soube de fonte segura que os médicos ortopedistas do Pam fazem de tudo para ajudar a população, mas se condições de trabalho, eles ficam “de mãos atadas”, pois não há como atender um paciente que chega a unidade precisando de atendimento ortopédicos se o raio-x, necessário para averiguar a situação, não funciona.
O MH também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde para saber o posicionamento deles quanto à situação. Contudo, até o fechamento dessa matéria, não obteve retorno.
Nota do Blog – O irônico dessa tragédia diária que afeta centenas e milhares de cidadãos humildes, é que a prefeitura divulga ter tudo informatizado, online, digitalizado, um mundo cibernético fantástico. Na propaganda tudo é assim. Mas na Mossoró real, não.
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Que lástima! Falta de respeito à pessoas que necessitam do atendimento médico público. Nem, ao menos, consideram a idade do paciente.
A propósito, a insulina chegou?
Aqui no bairro Alto Sumare so tem uma UBS pra atender uma demanda gigantesca ao sair de casa agente ver muitas pessoas na calcada esperando a mesma ser aberta pra ser atendido como marcacao de exames que demora seculos podendo fazer um sistema inteligente de marcscao e tem mais um detalhe so sabe quem precisa!