Eis algumas impressões sobre o que vi na polÃtica, que parece ser algo generalizado paÃs afora, ou muito presente no Nordeste:
O presidente Lula da Silva (PT) é um fenômeno quase messiânico, onipresente. E não se trata apenas de um candidato da massa-gente, os desvalidos do "bolsa-famÃlia".
É muito escassa a propaganda estática. Raros carros-de-som são localizados. As mobilizações de rua também não conseguem atrair grande público.
Existe um interesse residual pela propaganda em rádio e TV, mas que parece crescer, devendo catalisar maior público na reta final da disputa.
O candidato presidencial José Serra (PSDB) é quase exorcisado por seus aliados no Ceará. O candidato a governador tucano, deputado estadual Marcos Cals, mantêm-o à distância quilométrica. Em sua divulgação impressa, volante e rádio e TV, Serra é "esquecido".
O grande nome do PSDB cearense e estrela nacional do mesmo partido, senador Tasso Jereissati (PSDB), também não ostenta propaganda do candidato presidencial. Não vi nada em TV, rádio, impressos ou informação estática-volante.
A propósito, encontrei-me com o senador por duas vezes à semana passada, em hotel da região Cariri. Sua mobilização, ao lado de Cals, deixa Serra sempre ao largo.
Enquanto isso, os candidatos sob o guarda-chuva do Governo Lula, usam superlativamente sua imagem, além de adesivar – por osmose – o nome da candidata Dilma Roussef (PT).
É o que faz, por exemplo, o candidato à reeleição no Ceará, Cid Gomes (PSB).
caro carlos santos,bom dia
a campanha do serra fez uma decolagem timida.rodopiou,é está caindo,levando junto com ele quem se atreve á apoiá~lo.até a FOLHA DE SAO PAULO.jornal assumidamente anti~lula.abandonou o serra[ler editorial.21,08.10]….quisera que nesta queda,levasse consigo uma boa parte dos politicos do RN,principalmente a bancada do senado,que até agora teve um rendimento precario.vergonhoso.o RN espera mais desses politicos,MOSSORO agoniza com 3 hospitais fechados,e agora com uma clinica quase fechando,enquanto isso,eles cuidam em manter os seus mandatos…………TRISTE RN.,TRISTE MOSSORÓ