A Brasil Química de Mineração Industrial (BQMIL), de Mossoró, e o Ecossistema de Inovação da Grande Natal, são finalistas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) – a maior premiação para iniciativas inovadoras do país, promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Concorrem nas modalidades de Média Empresa (BQMIL) e de Ecossistema Local de Inovação – ELI.
O PNI tem edições a cada dois anos. Conta com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
A metodologia de avaliação do Prêmio segue um padrão internacional e foi atualizada conforme as novas diretrizes da quarta edição do Manual de Oslo.
Os vencedores serão anunciados oficialmente na cerimônia de entrega que acontecerá no dia 8 de março, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal da CNI.
A BQMIL e o Ecossistema de Inovação da Grande Natal se classificaram entre milhares de empresas, instituições e iniciativas que se inscreveram em todo país. Nesta edição, foram 2.172 inscrições, das quais 978 foram consideradas válidas e avaliadas.
A Premiação é dividida nas categorias de Inovação em Produto, Inovação em Processo, Inovação em Sustentabilidade, Gestão da Inovação (opcional) e Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho. A categoria Ecossistemas de Inovação reconhece até três ecossistemas com níveis de maturidade: em estágio inicial, em desenvolvimento e em estágio consolidado.
“Estávamos ansiosos pelo anúncio dos vencedores, a exemplo da edição 2018-2019, porque esse reconhecimento é muito relevante para os nossos projetos de sustentabilidade”, afirma o industrial Marcelo Rosado, CEO da BQMIL.
A indústria de argamassa BQMIL é conhecida por implantar inovação em seus produtos e processos com uma trajetória nessa área, desde 2009. E conta com diversos serviços e consultorias do Sistema FIERN (Federação das Indústrias do Estado do RN). A empresa foi uma das três finalistas na edição 2019 do Prêmio Nacional de Inovação.
Ecossistema de Inovação
O Ecossistema de Inovação da Grande Natal articulado entre entidades empresariais, órgãos públicos e instituições acadêmicas, com o objetivo de estimular iniciativas inovadoras, também foi selecionado no PNI, na categoria Ecossistema de Inovação, inserida na edição 2021/2022 do prêmio. A nova modalidade premia ações e iniciativas em redes de relacionamento que evidenciem o fortalecimento do ELI.
Foram submetidos práticas em estruturação, que contam com um volume inicial de potenciais empreendedores, na busca por efetividade e integração dos seus ambientes de inovação, via programas e ações articulados de modo colaborativo com relevância e importância no contexto do ecossistema para a economia na grande Natal/RN, apoiados pelo Nagi, instituído em 2011, pelo Comitê de Lideranças Empresariais pela Inovação e o pelo Comitê de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC).
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Faça um Comentário