Em parecer apresentado à Promotoria da Saúde Pública (Natal) e Governo do Estado, a "Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia" faz alerta preocupante. Pena que ignorado pelas autoridades públicas.
A entidade afirma, textualmente, que a grande aglomeração humana do Carnatal, a ser iniciado amanhã, é ambiente propÃcio ao aumento estelar dos casos da Gripe SuÃna.
Veja abaixo, conclusões do documento:
(…) A realização do evento denominado Carnatal pode aumentar consideravelmente o número de casos, assim como qualquer outra forma de aglomeração humana. Pelo mecanismo de transmissão da doença, espera-se que o risco seja diretamente proporcional à intensidade da aglomeração.
(…) A rede assistencial do Rio Grande Norte é deficiente e necessita de melhorias para atender à demanda atual, podendo a situação se agravar substancialmente com uma possÃvel elevação da incidência de doentes graves.
(…) É essencial que os gestores locais adquiram vacina para proteger a população do RN imediatamente, pois o perÃodo anual de incidência da influenza sazonal local, difere das regiões Sul e Sudeste do paÃs. Enquanto nessas regiões as vacinas poderão ser aplicadas em março ou abril de 2010, no nordeste brasileiro deverÃamos ter iniciado a campanha vacinal em outubro.
Recomendamos ainda, que haja veiculação em massa nos meios de comunicação (tv, rádio, jornal, outdoor, etc), sobre as medidas de prevenção da Gripe.
Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia.
É preocupante o descaso das autoridades sanitárias locais quanto a disseminação do virus H1N1. Acabei de ouvir numa rádio local entrevista com a secretária municipal de saúde, onde ela destorce completamente o parecer da Sociedade de Infectologia do RN.
Quanto a deficiencia da rede se assitencia do RN, o problema é bem maior do vocês possam imaginar. Eu sou enfermeira do CAPS oeste e ontem fui ao Hospital dos Pescadores, acompanhando um paciente que foi atendido pelo SAMU. Chegando lá, após prestar os cuidados a esse paciente, já que só tinha 1 médico de plantão e o mesmo, juntamente com sua equipe de “emergência” estavam realizando os procedimentos de reanimação numa paciente (o que só pôde ser realizado efetivmante, apesar da paciente ter ido a óbito, após a equipe do SAMU ceder seu material de reanimação para este procedimento), pasmem: NÃO TINHA SABÃO NA ENFERMARIA PARA EU LAVAR AS MINHAS MÃOS!
Precisa dizer mais???????
Carlos,ontem estive rapidamente em Natal e levei um papo com um amigo Médico.Ele está altamente preocupado com o que pode acontecer com a população de Natal.E mais:Acha que os Hospitais estão despreparados com o que pode acontecer.Resumindo,será um Deus nos acuda.Cara isso vai ser um inferno.Mas quem promove esta festa não está nem ai para o problema.Eu pergunto:De quem será a culpa dessa epidemia que pode se alastrar pelo estado?Mais uma vez o povo vai dançar feio.Um abraço…
Carlos, sinceramente nunca và tanta irresponsabilidade junta, quer seja das autoridades públicas, quer seja dos organizadores do evento. É inaceitável que em razão dos milhões que serão gerados por conta do carnatal, ninguem queira abrir mão do vil metal, mesmo que para isso morram centenas ou milhares de vidas humanas. Prá essa gente, o que vale é o dinheiro no bolso. As mortes que porventura venham a ocorrer, serão mero detalhe.