A presença do prefeito provisório Francisco José Silveira Júnior (PSD) na Prefeitura de Mossoró, é uma gestão que se junta a outras na história da gestão pública municipal, pelo inusitado. Mergulhemos na história, pois.
Antes dele, pelo menos mais dois governantes – entre tantos outros – viveram situação incomum, por circunstâncias e acontecimentos diferentes. Doutor Duarte Filho e Sandra Rosado.
Ele, na primeira metade do século passado; ela, no final da segunda metade do mesmo século XX.
Duarte Filho foi prefeito provisório de Mossoró por pouco mais de dois meses, entre 4 de novembro de 1935 e 18 de janeiro de 1936: foram 71 dias na administração municipal.
Foi aboletado no poder de forma interina, num tempo de agitação social e política, como a chamada Intentona Comunista em Natal, ocorrida entre os dias 23 e 27 de novembro de 1935.
O médico Duarte Filho (formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro) foi o oitavo prefeito provisório de Mossoró, depois da era da denominada “República Velha” (1889-1930), um período iniciado com a Revolução de 30.
Assumiu a condição de prefeito provisório poucas semanas antes de completar 29 anos (nasceu em 25 de dezembro de 1905). “Não há tempo para trabalho maior” devido tantas agitações, assinalou Câmara Cascudo, no livro “Notas e Documentos para a história de Mossoró”.
Diante das pressões para concorrer à perseguição de “comunistas” e outros “inimigos” do regime, preferiu se esquivar da missão de alcaguete e do exercício de gestor biônico.
Dix-huit
Sandra Rosado (PMDB, hoje no PSB) era vice-prefeita do prefeito Dix-huit Rosado (PDT), seu tio. Foram eleitos em 1992, com mandato até 31 de dezembro de 1996.
Bateram de frente em plena gestão. Da divergência veio novo racha político-partidário-familiar e Sandra foi descartada da administração, a ponto de ele mandar despejá-la de imóvel que abrigava seu gabinete.
Mas com a morte de Dix-huit em pleno exercício de sua terceira administração municipal, em 22 de outubro de 1996, Sandra Rosado assumiu prefeitura no dia seguinte.
Ficou 70 dias como prefeita efetiva de Mossoró.
Acompanhe bastidores políticos também em nosso TWITTER clicando AQUI.
Nesse período, priorizou o pagamento de parte da folha funcional em atraso e o restabelecimento de serviços básicos do município, como limpeza urbana, que sofreram colapso durante os últimos meses da administração de Dix-huit Rosado.
Em sua equipe, apostou em nomes de referência na sociedade, sem que necessariamente fossem de seu partido ou afinados politicamente. Entre eles, o empresário Noguchi Rosado (seu primo e irmão de Fafá Rosado, que viria a ser prefeita duas vezes da cidade) e o advogado Paulo Linhares.
Àquele ano, Sandra tinha sido candidata a prefeito, mas derrotada por Rosalba Ciarlini (PFL, hoje DEM), que já tivera na prefeitura entre 1989 e 1992.
Carlos, nós do Vingt Rosado, temos que agradecer a estes 70 dias da Prefeita Sandra Rosado, pois foram nestes 70 dias que ela conseguiu fazer a Av. Principal do nosso conjunto, que até então não havia acesso. De lá para cá já se passarão quase 20 anos e nunca mais tivemos nenhum reparo significativo neste acesso. Por várias vezes já se danificou com buracos e o desgaste natural pelo tempo e só tivemos o famoso “tapa buraco” o que deixa a via mais parecida com uma pista de obstáculo.