• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 19/05/2024 - 12:44h

Inversão de valores

Por José Nicodemos de Souza

Jaime Hipólito Dantas em sua biblioteca (Fotomontagem do Blog Papo Cultura)

Jaime Hipólito Dantas em sua biblioteca (Fotomontagem do Blog Papo Cultura)

Jaime Hipólito Dantas; dá tristeza andar tão esquecido o contista mais rematado que nunca existiu em Mossoró. No mais, crítico literário de altos méritos, pelo que é possível dizê-lo, sem dúvida nenhuma, à altura dos maiores, do Rio Grande do Norte e de fora.

Seu livro de contos “O Aprendiz de Camelô” ficou mesmo na primeira edição, se Mossoró pudesse dar-se ao luxo de relegar ao esquecimento o valor mais alto da sua literatura de ficção, se o leitor se der ao trabalho de examinar-lhe os contos como estrutura artística.

Quer do ponto de vista da estrutura interna, quer da estrutura externa, são os contos de Jaime Hipólito, em cada grupo temático, legítimas obras de arte literária, que não têm inveja às melhores do gênero, não só produzidas por estas bandas. Direi, sem medo de errar, trata-se do literato mais perfeito e rematado que Mossoró ainda produziu, opinião que era também do nosso inigualável estilista Dorian Jorge Freire, correspondente à possibilidade dos mais elevados conceitos sobre o contista de Mossoró.

Seu conto “A Tragédia do Negro Jesus”, em que tematiza uma época marcada pelas lutas sindicais, pode-se considerar uma pequena obra-prima, pela possibilidade de linguagens, urdidas com os traços do elemento humano, que caracterizam, decerto, a verdadeira obra de arte literária, atenta a criação literária como interpretação da vida pelo prisma da arte. É bem para dizer que Jaime Hipólito , sobre ser um ficcionista de largo faro humano, era também um teórico da literatura, fartamente lido nos mestres de mestres.

Assim é que coisa é muito para lamentar a inversão de valores que ora se vê em nossa cidade, atingindo em cheio esse vulto patrimonial da cultura mossoroense, que vem ser Jaime Hipólito Dantas. No último, em data, vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, sirva de exemplo, em que se pretendeu incluir um autor da cidade na lista dos autores literários indicados, desprezou-se Jaime Hipólito ou, seria melhor dizer, humilharam-no, preferindo às suas letras um valor menor, menorzinho.

Desculpem-me a maneira franca de encarar as coisas. Não é de admitir uma cidade que tem tradição em matéria de letras literárias, hoje com quatro instituições de educação superior, e coisa e tal, venha trocar ouro de lei por cobre. Desvirtuando-se do seu passado e do seu presente no que diz à referência intelectual.

Urge reabilitar, para esta geração nova, estudiosa, a obra e o nome de Jaime Hipólito Dantas, com Dorian Jorge Freire, as legítimas referências literárias da Mossoró.

Somos uma cidade com pretensão a capital brasileira da cultura.

José Nicodemos de Souza foi professor, vereador em Areia Branca, escritor, jornalista, poeta, cronista e contista com atuação em jornais de Mossoró como O Mossoroense, Gazeta do Oeste e De Fato, falecido nesse sábado (18) – veja AQUI.

*Crônica originalmente publicada no Jornal de Fato de 20 de dezembro de 2006, republicada por nós em sua homenagem.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Inacio Rodrigues diz:

    Inesquecível Nicodemos! Sua pena e figura farão muita falta! Ave Nicodemos!

  2. François silvestre diz:

    Três craques. Você, Nicó de Souza, Dorian e Hipólito. Três substantivos dispensadores de adjetivos. Agregados apenas aos advérbios, circunstâcias da vida. Nas letras, substantivos de pedra.

  3. Marcos Pinto diz:

    Orgulho-me em ter feito parte do seu vasto círculo
    de amizades. Há cerca de 20 anos fiz doação de várias obras raras ao mesmo, inclusive picadas em Portugal no ano de 1890. Deus o acolha em sua Mansão Celestial. À luz perpétua o resplendor.

  4. Marcos Pinto diz:

    Em adendo ao primeiro comentário . Onde se lê PICADAS leia-se publicadas.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.