O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) registrou um aumento no número de irregularidades em bombas de combustÃvel e balanças na comparação dos últimos três meses. Enquanto no mês de maio foram encontradas 7,5% de erros no funcionamento das 269 balanças verificadas e em 4,4% das 249 bombas de combustÃvel. Em março e abril, o percentual de não-conformidades foi de 6,5% em balanças e 4% nas bombas.
Em maio, o instituto realizou a verificação de 2625 instrumentos entre bombas de combustÃvel, balanças, cronotacógrafos, taxÃmetros e esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), entre outros. A venda de pão francês, que por lei deve ser realizada apenas por quilo, apresentou queda de seis para dois estabelecimentos irregulares.
Entre os erros encontrados nas inspeções realizadas estão: vazão abaixo do permitido (quando é entregue um volume menor de combustÃvel ao consumidor em relação ao apresentado na bomba), erro no interloque (sistema de bloqueio responsável por zerar os indicadores de volume e preço a pagar da bomba de combustÃvel a cada novo fornecimento) e mau estado de conservação nas bombas de combustÃvel. Erros em relação a pesagem, em favor e contra ao consumidor e marca de selagem rompida nas balanças.
Os estabelecimentos comerciais em que foram encontrados instrumentos não-conformes estão sujeitos à s penas cabÃveis. Quando essas irregularidades trazem prejuÃzo ao consumidor os instrumentos são retirados de uso até que sejam reparados.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Faça um Comentário