• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 12/04/2014 - 20:12h
Comunicação

‘Jornal Nacional’ marca pior média de audiência de sua história

Do Folha de São Paulo

O “Jornal Nacional” (Globo) bateu seu recorde negativo nesta sexta-feira (11), segundo a prévia do Ibope.

O principal telejornal da emissora registrou 18,3 pontos —cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Até então, a mais baixa audiência do jornalístico havia sido em 31 de dezembro de 2013, quando registrou 19 pontos na média consolidada.

No horário do Jornal Nacional desta sexta, o SBT foi você líder, com 10,6 pontos na prévia. A Record marcou 7,3, e a RedeTV!, 1,9.

O relatório de audiência consolidada de sexta sairá na próxima segunda-feira (14) e poderá aumentar ligeiramente a média do “JN” e das outras emissoras.

No entanto, a média tão baixa é alarmante, já que a atração contava com 58% de participação no número de aparelhos de TV ligados e a data de hoje não é feriado, muito menos véspera de Ano Novo.

Nesta sexta, o “Jornal Nacional” subiu a média da Globo em um ponto depois da novela das 19h, “Além do Horizonte”, que teve média prévia de 17 pontos.

Nota do Blog – Sou de um tempo, em que a gente marcava compromisso para antes ou depois do Jornal Nacional. Isso faz muitos e muitos anos, incontáveis anos.

Para alguns extremistas, incapazes de ouvir e conviver com opiniões contrárias, a explicação é só uma: sua linha jornalística de “direita”.

Bobagem.

O JN continua sendo o melhor jornalístico factual da TV. É tecnicamente muito bom e até em suas posições políticas trabalha conteúdo muito bem.

Ocorre, que essa queda através das últimas décadas tem um conglomerado de fatores, como advento da Internet (popularizada nas mãos, com uso de tablets e smartphones); a melhoria na qualidade de outras TV´s abertas, como a Rede Record; a pulverização de canais por assinatura e o surgimento de outros meios de informação e entretenimento.

Apesar de sua queda vertiginosa ao longos dos anos, o JN não viu nenhum concorrente encostar ou ameaçá-lo no topo.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação

Comentários

  1. Edilson dos Santos Araújo diz:

    Da mesma forma que cai a audiência do JN, semelhantemente caiu o número de brasileiros críticos de sua realidade, capazes de debaterem elementos transformação social, capazes de melhorarem o nível do capital social dentro da sua comunidade. E sabemos que este nível de alienação foi de alguma forma (parcela de contribuição) da própria TV, os bons programas são apresentados horários que dificultam assisti-los, veja a programação que começa as 05:00 da manhã sábado.

  2. raimundo diz:

    É que o povo está observando que a Globo descaradamente assumiu a campanha contra a presidenta Dilma. Não é confiável pois seu noticiário é tendencioso ou seja, não apenas informar a população e sim impor seu ponto de vista favorecendo determinados candidatos da oposição.

  3. Rui Nascimento diz:

    Longe de ser “extremista”, mas inequivocamente compartilho da ideia de que a baixa audiência não só do JN e sim do império midiático global, tem muito a ver com suas tendências políticas nem um pouco discretas ao longo dos anos.
    Não custa também lembrar que todo o poderio Global tem tudo a ver também com o mais obscuro período da história política brasileira, período no qual ela nasceu, cresceu e se tornou o que é hoje e à medida que isso vai se tornando cada vez mais compreendido o desgaste e consequente queda de audiência vai se consolidando. Isso, aliado a uma tendenciosa opção política, tem contribuído de forma contundente para sua lenta e gradual queda de audiência!
    É bom salientar também que a Internet está aí e por isso a NOTÍCIA, a informação, a opinião, enfim, a diversidade, a rapidez e forma como se divulga não é mais um privilégio de poucos como num passado recente.
    Este ambiente que agora compartilhamos é um bom exemplo do poder de informação que a Internet trouxe a todos nós, afinal, quem imaginaria uma discussão como esta tempos atrás?

  4. Antonio Pinheiro diz:

    Em meados dos anos 90,Serginho Groisman apresentava o ótimo programa livre,diariamente no sbt. Este programa levava temas importantes ao debate entre os jovens presentes em seu auditório,além da boa música. O programa passava no final da tarde e contava com uma audiencia significativa. Assim,a globo “comprou o passe” do apresentador,e o escondeu madrugada a dentro em um programa pífio,na minha opinião. Estruiu o apresentador,e tirou a oportunidade de termos um programa inteligente em um horário acessível. O que ficou para os jovens e demais espectadores hoje? Big brother? Francamente… A tv aberta é uma decepção.

  5. britto MT diz:

    não contou com minha audiência aqui em minha residência eu e meus filhos não perdemos nosso precioso tempo vendo o Jornal que sem duvida é alienado político desde da época da ditadura !!

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    HOJE A TV SENADO, A PARTIR DAS 14 HORAS, ESTARÁ ABORDANDO O ESCÂNDALO DA PETROBRÁS.
    DISCUSSÃO DA INSTALAÇÃO DA CPI DA PETROBRÁS.
    IMPERDÍVEL.
    ////
    A RÁDIO WEB ESTÁ CHEGANDO A MOSSORÓ.
    MOSSOROENSES:
    AJUDEM AS CRIANCINHAS POBRES DE MOSSORÓ.
    DENUNCIEM ATRAVÉS DO 0800 61 61 61 A NÃO ENTREGA DO UNIFORME E DO MATERIAL ESCOLAR E A BAIXA QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR EM MOSSORÓ.

  7. heytor george diz:

    O povo estar acordando que não só existe a programação da GLOBO MANIPULADORA .

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.