O jornalista Tulio Lemos anunciou, nesta quarta-feira (13), o retorno do seu blog, o tuliolemos.com.br. O projeto pessoal renasce após o encerramento da edição impressa d’O Jornal de Hoje com notícias e análises sobre o Rio Grande do Norte, enfocando o cenário político local.
Com mais de 20 anos de experiência no jornalismo, o macauense Tulio Lemos ficou popular ao comandar coberturas investigativas de grandes escândalos que ocorreram no Estado.
Além disso, sua postura sem ligações político-partidárias também se tornou uma marca que ele pretende manter no blog.
NOTA DO BLOG – Seja bem-vindo. Excelente notícia pro meu “chupa-cabra” Control C/Control V.
Sem ligações políticas? sei,
Torço pelo sucesso dele. Reconheço talento, coragem. Menos isenção. Não deu direito de ouvir os agredidos que produziam notas e notas na sua coluna. Muitas delas de fácil desmentido, como os fatos comprovaram. Eu fui vítima contumaz dessa prática. E nunca recebi dele um apelo de explicação. Bastava a festa e o gosto do escândalo.
François, você se envolveu, ou foi envolvido em qual escândalo ?
O escândalo foi o Foliaduto, ocorrido durante minha gestão, na Fundação José Augusto. Devidamente investigado, após colheita de provas e depoimentos, inclusive com delação premiada e interesse claro do meu envolvimento, não fui sequer indiciado. O fato é de inteiro conhecimento público e não tenho qualquer constrangimento de tratar do mesmo. Escrevi um livro que tem um capítulo sobre o episódio. Naquela ocasião, grande parte da mídia, inclusive na internet, postou-se ao meu lado. Mas, um pequeno número fez alarde e anunciou culpas antes da apuração. Tudo dentro das normas não escritas da atividade noticiosa. É isso aí.
O mais importante é que teve justiça. A vida segue.
Imparcialidade é fundamental no jornalismo, mas quase que toda a mídia do RN, pertence a grupos políticos, assim fica difícil exercer um jornalismo imparcial.
Sem ligações político-partidárias???? Não. Ele tem sim! É filiado ao PSD e pode vir a concorrer a prefeitura de Macau. Uma rápida pesquisa e o jornalista encontra essa informação.
Abraço.
P. Poty
Pra bater na bola que quica na pequena área: A lembrança do episódio não me constrange, mas o fato em si me acabrunha. Esse processo de corrupção me retirou a chance de continuar a maior ação de infraestrutura cultural da história do Rio Grande do Norte. Edificação das Casas de Cultura, recuperação de prédios históricos do Estado, edição regular da Revista Preá, com informação da vida cultural nos grotões do serão potiguar. Criação do Teatro de Cultura Popular. Recuperação física e de acesso do Forte dos Reis Magos. Restauração do Teatro Lauro Monte, de Mossoró, com a criação da Galeria Raimundo Brito. Inclusive estávamos montando um projeto de salvar o acervo de Raibrito, tirando-o de sua residência, a pedido de sua esposa, para um lugar de condições preservadoras. Não fiz porque fui atingido pela corrupção, naquele momento. Deixei catorze Casas de Cultura em funcionamento e Vinte e Seis em obras. O segundo Governo Wilma abandonou tudo. O Governo Rosalba destruiu o que havia. Essa é a realidade posta. O resto é conversa de quem não se identifica claramente, pois aguarda na miséria política dos interesses escusos o retorna à mamação…
François, infelizmente o RN e todo o Brasil , passam por uma crise econômica muito grave, falta tudo como sempre pareceu faltar, mas agora também faltam os recursos públicos. Investir na cultura, me parece fútil diante das grandes necessidades do país; saúde, educação, empregos, etc. Dizem que o povo gosta de pão e circo, e são pessoas como você, da área cultural, que mais lucram com esse tipo de povo, o tipo que acha graça até da própria desgraça.
jornalista Tulio e outros do jornal de Hoje eram quase que explícitos defensores de Robinson Farias.
Quando era da Tropical defendia o Senador José Agripino com unhas e dentes. Oposição mesmo, ele só fêz aos Alves, D. Wilma e um pouquinho a Rosa já quando estava com alta rejeição.
Riiiiinnnch….rinnnnch…bufbufbufbuf…