sexta-feira - 29/08/2025 - 07:54h
Primeira instância

Justiça Eleitoral cassa vereador por fraude na cota de gênero

Diego Américo de Carvalho pode recorrer da decisão no mandato (Foto: reprodução)

Diego Américo de Carvalho pode recorrer da decisão no mandato (Foto: reprodução)

Da 98 FM de Natal e BCS

A Justiça Eleitoral da 50ª Zona Eleitoral de Parnamirim decidiu, nesta quinta-feira (28), cassar o mandato do vereador Diego Américo de Carvalho (DC), eleito em 2024 no município de Parnamirim. A decisão foi tomada pela juíza Ilná Rosado Motta, que reconheceu a existência de fraude à cota de gênero praticada pelo Partido Democracia Cristã (DC) durante as últimas eleições.

Com a nulidade dos votos do Democracia Cristã, a Justiça Eleitoral fará a recontagem que deve alterar composição da Casa. Contudo, a decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), com vereador no mandato.

A decisão atinge ainda as candidatas Paula Danielly de Souza Barros, Yzabel Sulamita Oliveira Santos e Zenilda Pinheiro de Oliveira Fiori, apontadas como candidatas fictícias. De acordo com a investigação, elas não realizaram atos efetivos de campanha, obtiveram votações irrisórias e apresentaram prestações de contas zeradas ou padronizadas.

As três foram declaradas inelegíveis por oito anos. Já Diego Américo, embora tenha sido o principal atingido, não foi considerado inelegível, pois o tribunal entendeu que não houve provas de sua participação direta na fraude.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.