• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
segunda-feira - 21/07/2014 - 11:17h
Herói de verdade

Lavador de carros passa na OAB antes de se formar

Por Raquel Morais (G1 DF)

O sonho de ser chamado de “doutor” chegou bem mais cedo do que o esperado para um lavador de carros do Distrito Federal. Prestes a começar o último semestre de direito em uma faculdade de Taguatinga, o bolsista Flávio Dias da Silva, de 36 anos, foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. O resultado coroou uma batalha começada há 18 anos, quando o piauiense chegou à capital do país em busca de uma vida menos sofrida.

Flávio, 36 anos, continua trabalhando como lavador de carros para reforçar renda familiar (Foto: G1)

“Nasci em Floriano, no interior. Não era uma cidade tão desenvolvida como hoje. Minha mãe criou a mim e aos meus quatro irmãos sozinha desde que meu pai nos abandonou. Ela era professora da rede estadual, então o salário não era muito e sempre havia alguma dificuldade. Só que nossa base de estudo era forte, e ela investiu muito em mim: estudei em escola particular a vida toda. Eu vendia picolé para ajudá-la a pagar a mensalidade”, lembra Silva.

Com o ensino médio concluído e a poucos dias de completar a maioridade, o homem decidiu buscar em Brasília oportunidades melhores do que as que encontraria se continuasse na cidade. O objetivo era colaborar com mãe no custeio das despesas da família e com a então namorada, que havia acabado de descobrir que estava grávida.

R$ 1,00

O primeiro emprego foi como balconista de uma padaria, substituído meses depois pelo de garçom. Foram cinco anos no ofício, ganhando um salário mínimo e aguentando todo tipo de “decepção”. “Havia toda exigência de patrão e clientes, e o que eu recebia simplesmente não rendia. Acabava o dinheiro antes de acabar o mês.”

O auge da frustração veio no dia em que ele precisou de apenas R$ 1 para uma despesa da qual ele já nem se lembra mais. Sem sobras no salário, Silva pediu a quantia emprestada a um vizinho e acabou recebendo o primeiro chacoalhão que o levaria a mudar de vida.

“Ele me pagou um sermão, e eu juro que isso não me deixou magoado. ‘Que idade você tem? Rapaz, você tem que parar de depender dos outros para ter dinheiro. Caça um lote para capinar, um carro para lavar’, foi o que ele me disse”, conta. “Eu fiquei envergonhado, mas aquilo mexeu comigo. Aí eu me vi obrigado a correr atrás de algo diferente.”

Veja matéria completa AQUI. Inspiradora.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Ótimo! Um incentivo a todos os que esquecem de lutar.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “estudei em escola particular a vida toda.”
    Entendem agora quando eu digo que as escolas públicas não passam de fábricas de analfabetos funcionais?
    Eu duvido que se ele tivesse estudado nas escolas municipais de Mossoró se teria conseguido chegar aonde chegou. Aqui, MINISTÉRIO PÚBLICO, OAB, DEFENSORES DA JUSTIÇA SOCIAL, as crianças que estão na 5ª série não conseguem sequer fazer uma simples conta de multiplicar. Divisão? Nem em sonho. Eu desafio a que seja feito um teste nos alunos da 5ª em nível de 3ª série. Constataremos que a quase totalidade dos alunos não consegue ler e interpretar corretamente um texto por mais simples que seja. Duvido que 5% destes alunos saibam as categorias gramaticais. FALIU! O ENSINO PÚBLICO EM MOSSORÓ FALIU!
    O Senado Federal aprovou recentemente uma lei que proíbe os alunos de carregarem mochilas pesadas. E para isto autorizou o repasse de verbas para construção de armários nas escolas. Assim a maioria dos livros e cadernos ficará guardada na própria escola.
    MOSSORÓ JÁ SAIU NA FRENTE! Aqui nenhum aluno carrega mochila pesada. Até porque o MATERIAL ESCOLAR NÃO É ENTREGUE, A MOCHILA NÃO É ENTREGUE e ninguém dá um pio. O que vão fazer com o dinheiro para a construção dos armnários?
    Zé Ruela caiu no chão de tanto rir.
    ////
    O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ ESCOLAR..
    ANO PASSADO NÃO FOI ENTREGUE UM COTOCO A TÍTULO DE MATERIAL

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Em Natal MILHARES de crianças pobres estudam em escolas particulares através do programa EDUCA MAIS BRASIL. Em Caicó centenas de crianças pobres estudam em escolas particulares através do programa EDUCA MAIS BRASIL. Em Mossoró NENHUMA criança pobre estuda em escola particular através do programa EDUCA MAIS BRASIL. Por que isto acontece?
    Acontece porque as Secretarias de Educação de Natal e Caicó inseriram estas cidades no programa EDUCA MAIS BRASIL. Mossoró não fez isto. Será por ódio aos estudantes pobres que não providenciaram a inserção de Mossoró neste programa? Não basta entregar de UNIFORME ESCOLAR apenas uma blusa tamanho único e um calça que de tão grande lembra calça de palhaço? Não será suficiente a não entrega do UNIFORME ESCOLAR para assim manter no atraso e na ignorância os nossos pequeninos? Não basta a MERENDA ESCOLAR de péssima qualidade e a não oferta de um pão com um gole de café aos alunos que chegam famintos às nossas escolas? Consideram insuficiente para maltratarem nossas crianças a água não filtrada que dão para elas beberem? Será que falta a esta gente a coragem do Herodes? A vontade tem de com as crianças pobres de Mossoró fazerem o mesmo, só que falta a coragem.
    Mossoró fora do EDUCA MAIS BRASIL e ninguém dá um pio. Pode o Carlos Santos transformar este comentário em tópico que nenhum comentário será feito. Quem em Mossoró se importa com as crianças pobres?
    Os que andam com retratos de santa estampada no peito? Os que se dizem defensores dos direitos humanos? Os que posam de paladinos da justiça social?
    QUE MUNDO É ESTE, MEU DEUS?

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    VEREADORA IZABEL MONTENEGRO.
    Pelo amor que a senhora tem às criancinhas pobres de Mossoró faça um apelo da tribuna da CMM para que Mossoró seja inserido no programa EDUCA MAIS BRASIL. Não, não peça audiência para tratar deste assunto com a Secretária de Educação. Basta o papelão que fez a Secretária de Segurança Pública que marcou uma audiência para receber a senhora na quarta, remarcou para quinta e depois se fez de esquecida, perdendo assim Mossoró de contar com melhorias na segurança pública, já que nesta audiência a senhora apresentaria um projeto de minha autoria para diminuir a violência em Mossoró.
    Vá a tribuna e faça um apelo forte, como a senhora sabe e pode fazer. E pode fazer porque contra a senhora nunca foi levantada nenhuma supeita de desvio de conduta. Nunca a senhora foi indiciada em nenhum processo.
    A mim só resta rezar para que este seu apelo toque os corações de todos os outros vereadores e aconteça uma mobilização em favor da inserção de Mossoró no EDUCA MAIS BRASIL.
    Que a senhora mantenha sempre esta conduta correta e firme em defesa dos interesses de Mossoró.
    //////
    É PRECISO REVOGAR A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES. A IMORALÍSSIMA 3068.
    CADÊ A CEI? A LDO FOI APROVADA? O NOGUEIRÃO VAI SER TROCADO POR UM CAMPINHO DE FUTEBOL?
    É PRECISO REALIZAR UMA AUDITORIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      AOS CORRUPTOS DE MOSSORÓ.
      Receita do BITÃO DO ITAPECURU, maior pai de santo do Maranhão, o preferido por 9 entre 10 corruptos de grande calado do Brasil, para trancar processo de corrupção.
      Folhas de ARRUDA.
      Sal GROSSO.
      Cinza de VULCÃO.
      Modo de preparo do banho de descarrego:
      Coloca as folhas de ARRUDA dentro de uma bacia com vinte litros de água morna.
      Aos poucos vai despejando sal GROSSO e mexendo até que a mistura se complete.
      Adicionar um pitada de cinza de vulcão.
      Os interessados em consulta com BITÃO DO PINDARÉ deverão agendar diretamente com o mais famoso pai de santo do mundo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.