A crise econômica e os desajustes nos orçamentos fizeram os estados arrecadarem no ano passado quase R$ 30 bilhões a menos do que o esperado e avançar sobre limites de gastos impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Pelo país, as perspectivas para o ano são de mais atrasos em pagamentos e nos salários dos servidores.
Levantamento feito pela Folha de São Paulo mostra que a maioria dos governos obteve menos receitas com tributos e com transferências federais do que o previsto num ano atrás.
Os problemas financeiros também levaram a maioria dos governadores a piorar o comprometimento das finanças com pessoal em 2015. Vinte deles ultrapassaram limites estabelecidos pela norma ao longo do ano. O nível de endividamento dos governos teve elevação generalizada.
Apenas três estados conseguiram ampliar a arrecadação de tributos em valores corrigidos pela inflação. Um deles foi o Paraná, primeiro a articular um pacote de aumentos de impostos neste mandato. Os demais são o Pará e o Maranhão.
O RN é o campeão entre os que estão duelando com os números. É o primeiro colocado entre 20 estados que ultrapassaram os limites da LRF, com 52,53% (49% é o teto).
Veja reportagem completa AQUI.
”Fica Dilma”. 2018 é logo ali. Ta bem ”pertin”.