O mês de fevereiro é o escolhido para alertar a população em relação à conscientização e combate da leucemia. É o “Fevereiro Laranja”.
A doença maligna tem origem na medula óssea, local em que as células de sangue são formadas. Esse tipo de câncer acomete os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, os quais começam a se reproduzir de maneira descontrolada, dando início aos primeiros sinais da leucemia.
Segundo o Setor de Registro Hospitalar de Câncer (RHC) da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), no ano de 2019, suas Unidades Hospitalares realizaram tratamento quimioterápico de leucemia em cerca de 120 pessoas.
Sintomas
“A Leucemia aguda tem o quadro mais repentino com os sintomas mais comuns sendo febre, sangramentos nas mucosas (gengiva, nariz), equimoses (popularmente conhecido como ronxa) e palidez cutânea”, explica o médico hematologista e hemoterapeuta da LMECC, Dr. André Aleixo.
“Já as leucemias crônicas tem sintomas mais arrastados ou pode inclusive não ter sintomas. Quando os sintomas estão presentes são quadros de indisposição, perda de peso lenta, sudorese noturna, febres esporádicas e dor abdominal”, complementa ele.
É extremamente importante o diagnóstico precoce.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Faça um Comentário