quinta-feira - 30/10/2025 - 16:30h
Parceria e saúde

Liga de Mossoró e Uern fazem mutirão de mamografia com marisqueira

Mulheres foram transportadas para Mossoró, onde ocorreram exames (Foto: Uern)

Mulheres foram transportadas para Mossoró, onde ocorreram exames (Foto: Uern)

Encerrando a programação do Outubro Rosa, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN) realizou, na manhã desta quinta-feira (30), um mutirão de mamografias. Alcançou marisqueiras do município de Grossos – RN. O intuito é oferecer cuidados de prevenção e atenção à saúde dessas mulheres.

A ação faz parte do projeto Marisqueiras de Grossos-RN: as marcas do trabalho que o mar não leva, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), o qual também integra o Projeto RedeMaris, desenvolvido na região Nordeste do país.

O mutirão foi possível graças a uma parceria com a Liga de Mossoró – Estudos e Combate ao Câncer (LMECC). A coordenadora desta ação, Profa. Dra. Allyssandra Rodrigues, destaca o impacto desse projeto na vida das marisqueiras. “Por muito tempo a comunidade da mariscagem foi sendo negligenciada em algumas ações de saúde e nós aqui, enquanto Universidade, estamos atuando em alguns pontos estratégicos, hoje voltado para saúde das mamas, mas também vamos ter outras ações em relação ao câncer de pele e às doenças como LER e DORT, resultantes das atividades ocupacionais das marisqueiras”, comentou.

Dona Navegante Mendonça veio realizar o exame através desta ação da Uern. Ela é coordenadora da Associação de Mulheres Pescadoras e Artesãs do município de Grossos, e reconheceu a importância dessa iniciativa. “Pra gente é um momento muito rico e de muita expectativa. A gente sabe que as pessoas às vezes se descuidam da saúde, então a gente está tentando mudar a história na nossa comunidade, dando esse momento de consciência e de prevenção”.

O projeto voltado para a saúde das marisqueiras também tem um papel importante na formação dos estudantes de Medicina. É o caso de Paloma Barreto, do 7º período, que comentou sobre como tem sido sua experiência. “Está sendo de uma importância muito grande, porque quando a gente está num ambiente acadêmico, a gente tende a viver naquele mundinho fechado. Quando a gente começa a ir a campo é que a gente começa a ter aquele olhar crítico de ver as necessidades da população”.

No total, 15 marisqueiras foram atendidas no mutirão de mamografias. Além de promover a ação, a Uern também viabilizou o transporte dessas mulheres de Grossos a Mossoró, reafirmando assim seu compromisso em promover a saúde, a educação e o desenvolvimento da sociedade potiguar.

Nota do BCS – Que iniciativa interessante e significativa. Uern e Liga cumprem missão de enorme valor social e humanitária. Bravo, bravo!

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.