• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 27/11/2023 - 11:26h
Política

Lula escolhe Flávio Dino para indicação ao Supremo

Do Canal Meio e outras fontes

Flávio Dino ganhou mandato ao Senado pelo Maranhão (Foto: UOL)

Flávio Dino ganhou mandato ao Senado pelo Maranhão, mas virou ministro (Foto: UOL)

Termina hoje a espera. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve indicar, ainda nesta segunda-feira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) e o subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR). As escolhas, confirmadas ontem a aliados, serão publicadas ainda nesta segunda-feira, antes que Lula embarque para Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da COP-28.

Dino, que foi juiz federal antes de entrar para a política, era um dos favoritos desde o início da disputa, enquanto a escolha para a PGR foi mais complexa, com reuniões de Lula com diversos postulantes. No fim, pesou o apoio a Gonet de dois ministros de peso do STF, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. (Folha)

Aliás, Moraes e Gilmar foram avisados extraoficialmente das escolhas na noite de quinta-feira, após jantar com Lula e o também ministro do Supremo Cristiano Zanin. Dino chegou a participar do encontro, mas saiu antes de o presidente anunciar a indicação.

Dino e Gonet terão de ser sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e o presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (UB-AP), disse a Lula ser possível fazê-lo antes do recesso parlamentar, que começa em 22 de dezembro. (Estadão)

Nota do BCS – Indicação de Dino para o STF é um alívio para alas influentes e poderosas do PT, que viam contrariadas a sua ascensão no governo, projetando-se para um espaço muito disputado: a sucessão do próprio Lula.

Nomeado, resolvido o problema. Dessas alas, claro. E, o ministro termina uma carreira político-partidária que prometia saltos ainda maiores. O STF acabou sendo mais atraente.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. barbosa Gomes diz:

    O país vive uma crise sem fim, e agora sabe Deus quando termina.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.