A mobilização que a classe polÃtica de Mossoró e do RN faz, para reativar e potencializar o Aeroporto Governador Dix-sept Rosado (Mossoró), parece uma luta de efeito retardado. De novo.
Faz-me lembrar prélio parecido pela reativação do ramal ferroviário Mossoró-Souza, no inÃcio desta década. Àquele tempo, o deputado federal Betinho Rosado (DEM) e outros componentes do seu grupo promoveram uma campanha rocambolesca.
Fizeram um périplo por municÃpios que faziam parte do trecho, no perÃodo em que trilhos, dormentes e outros equipamentos eram removidos. Acordaram para o caso, quando tudo tinha sido vendido.
Agora, o quadro é parecido.
Nâo adianta oferecer tarifas aeroportuárias diferenciadas, melhorar pista, equipar áreas de embarque-desembarque de passageiros etc.
Tudo tem relação direta com mercado. Demanda. Nas últimas décadas, o aeroporto de Mossoró sempre teve movimentação artificial, provocada através de parcerias que não avançaram muito. Ficou muito na força chapa-branca (prefeitura, estado, Petrobras).
Vale lembrar, que muito mais rápido no "gatilho", o governo cearense está concluindo um aeroporto internacional em Aracati – a pouco menos de 100 km de Mossoró. Ou seja, aà na porta do municÃpio mossoroense.
A distância entre as duas cidades é algo Ãnfimo, com enorme possibilidade do aeroporto cearense se transformar em referência para Mossoró e região.
De qualquer modo, minha torcida é para que essa peleja que reúne vários polÃticos e técnicos do setor na cidade, hoje, possa produzir algo prático. Por enquanto, apenas cheira a moganga, faz-de-conta para a plateia.
Os cearenses “bem espertos” já estão de olho nos futuros passageiros de Mossoró e região confirmando o que você comentou, veja parte da matéria do Diário do Nordeste!
A nova pista terá vida útil de 20 anos e capacidade para movimentar até 1.200 vôos por ano, desde pequenas aeronaves a Boeings do tipo 737. O pátio das aeronaves terá 152 metros de comprimento para 90m de largura. A expectativa é de que o Aeroporto de Aracati incremente o desenvolvimento tanto do Ceará como do Rio Grande do Norte – Aracati fica distante 100km de Mossoró (RN), portanto bem mais próximo do Aeroporto de Natal, capital daquele Estado.
Meu deus tantas outras prioridades, esse novo aeroporto é tão somente para os politicos se locomoverem.
Caro amigo/jornalista Carlos Santos. Já li e ouvi vários comentários a respeito da reforma e/ou ampliação do aeroporto ou, com muitos avaliam, campo de pouso Dix-Sept Rosado e, mais ainda, a possibilidade da construção de um novo aeródromo em Mossoró. Fico imaginando um monte de engravatados discutindo o sexo dos anjos para, no final, ficar como está ou, quem sabe, virar uma segunda rodoviária Diran Ramos do Amaral, ou seja, mais um elefante branco na cidade. Mossoró, terra libertária, pretendente a capital cultural do paÃs (pois diga!), já perdeu, como voce bem enfatizou, o ramal ferroviário Mossoró-Souza, “várias” refinarias da Petrobras e, mais recentemente, a fábrica de cimento do grupo Votorantin, que ficou com o municÃpio de Baraúna. Cá com os meus botões Carlos: será que a cartilha que os polÃticos cearenses “rezam”, é diferente da cartilha que os nossos nobres parlamentares usam, ou a assembléia que eles frequentam não é a mesma? Peço-lhe licença para usar o seu bordão: POBRE MOSSORÓ! Quando será que eles vão pensar grande? Provavelmente, quando o povo deixar de votar com os mesmos, e eles se perguntarão: “O que foi que não fizemos, ou deixamos de fazer?” A resposta, a história dirá. Não tenhamos dúvidas. Será que esta terra, ainda, vai cumprir seu ideal? Espero que sim. Mas…
Caro Carlos,
Lembro muito bem que as discussões a respeito do aeroporto de Mossoró foi retomada quando da campanha para prefeitura dessa cidade. Na ocasião eu era candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-vereador Renato Fernandes e iniciamos a discussão quanto a construção de um novo aeroporto, pois já sabiamos que o atual tem problemas com relação a impedimentos de ordem técnica para atender vôos comerciais em função do cone de aproximação e a ocupação do espaço aéreo pelos grandes prédios. O interessante é que no mesmo perÃodo todos os grupos polÃticos começaram a falar do aeroporto, cada um trazendo a solução para o problema, mas até agora, tudo ainda está na conversa. Sei que a governadora trouxe para si a resolução do problema, mas sabemos que não tem muito o que fazer, a não ser equipar o aeroporto com os equipamentos que faltavam. Creio que a reabertura não passará de uma crônica de uma morte anunciada quando o aeroporto de Aracati começar a operar definitivamente. A única solução que vejo para o aeroporto é transformá-lo num equipamento para vôos regionais e utilizando aeronaves de pequeno porte como o BrasÃlia, Fox 50 etc., não vejo o aeroporto com frequência de pousos de Boings. Vamos tocer para que tudo de bom aconteça e Mossoró tenha novamente um aeroporto operante e positvo!
Esse aeroporto,é totalmente inviável,para médias e pequenas empresas,grandes,nem imaginar.O taxi de “Gatinho”,lá,via turismo,não dava nem pra “faixa branca”.Homi,vá cagar!(ou então pra AracatÃ)
Caro Jornalista.
Logicamente que os politicos cearenses sempre foram mais ageis e muito mais unidos do que os nossos. Dai a grande difenrenca entre um Estado e outro.
Agora ja que vamos ter um aeroporto internacional na vizinha Aracati, deviamos nos unir para ter um porto nas proximidades. Talvez Macau. Se bem que tenho uma informacao de que a Norsal vai construir um porto privado nessas imediacoes.
Talvez fosse o caso de ampliar o porto ilha, tornando-o um porto multi uso e nao so salineiro. Com a palavra os expertos no assunto.