É notório que o desgaste do Governo Rosalba Ciarlini (DEM) no meio funcional, do estado, vai desaguar nas campanhas municipais em todo o Rio Grande do Norte. A profundidade dessa erosão? Não sabemos.
Quem vai se capitalizar com essa situação, também é uma incógnita. Pelo menos por enquanto, lógico.
Podemos fazer algumas conjecturas.
No caso de Mossoró, por exemplo, a pré-candidata Larissa Rosado (PSB), deputada estadual que já tentou duas vezes chegar à prefeitura (2004 e 2008), tem a dianteira em todas as pesquisas. É oposição ao sistema municipal, entronizado pela influência de Rosalba em 2004 e reiterado em 2008, em duas vitórias da enfermeira “Fafá” Rosado (DEM).
Mas surge agora, o professor Josivan Barbosa, reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), que através do PT, pode galvanizar essa insatisfação coletiva.
A própria atmosfera da campanha, caso os dois marchem em faixas próprias, mostrará o comportamento desse eleitor magoado.
Uma parcela pode apostar em Larissa, por vê-la como mais viável apenas para derrotar o governo municipal; outra tende a se bandear para Josivan na ânsia de dar uma resposta com teor ideológico, anti-oligárquico.
Ao mesmo tempo não deve ser descartado o fenômeno recorrente do “voto útil”: a massa inclina-se para aquele candidato com maior chance de derrotar o que ela quer combater.
Exceções
Esse contingente de professores e outros funcionários públicos amuados, certamente olhará de soslaio qualquer candidato indicado pela governadora, saído das entranhas da Prefeitura de Mossoró. Porém essa não é uma medida fechada nos 100%, pois sempre existem as exceções.
O webleitor pode perguntar: “E não existe chance do Governo Rosalba se recuperar, dando uma reviravolta em plena campanha de 2012?”
É pouco provável, apesar de possível.
O grande erro que o Governo Rosalba Ciarlini tem cometido, é no modus operandi, a forma de agir, e não no fato de resistir às cobranças de melhorias salariais de cerca de 15 categorias.
A crise, este Blog tem repetido há vários meses, é de método e mentalidade.
Greve existiram nos governos anteriores, algumas paralisações foram até esticadas, mas nada se compara ao jeito frio, às vezes grosseiro e intolerante, das relações que o atual governo criou com o funcionalismo.
O ranço, o mal-estar, o sentimento menor, já se instalaram. Estão inoculados nos servidores. E isso não sai por decreto ou com anúncio de boa nova salarial.
Qualquer estudioso das relações humanas, nas corporações, nas instituições públicas ou no simples contato interpessoal avulso, sabe que um “não” pode ser dito de várias formas. É um monossílabo que incomoda em qualquer circunstância, mas não precisa necessariamente humilhar e insultar.
O Governo Rosalba Ciarlini, infelizmente, usa-o da pior forma possível.
A lição que a história oferece, veja-se o caso da gestão Geraldo Melo (1987-1990), não foi aprendida. E olhe que Geraldo chegou ao poder com muito mais cacife político, carisma pessoal e respaldo popular do que Rosalba.
Veja AQUI reportagem especial sobre o assunto, para melhor entendimento dessa situação delicada.
VOTAR EM lARISSA É VOTAR EM ROSALBA. É VOTAR EM FAFÁ, TODOS SÃO ROSADOS.O DIFERENRE É O PROFESSOR.
LARISSA E JOSIVAN,DEVEM SE UNIREM PRA DERROTAR ESSA PATOTINHA DE FAFÁ E ROSALBA,GOVERNOS NOTA ZERO!!!!.MOSSORÓ,PEDI SOCORRO!!. A CIDADE TÁ SEM RUMO ADMINISTRATIVO.
Essa categoria ja votam contra.
Temos que ter bastante cautela!!! Vamos analisar os novos que se apresentam como opção….analisem toda a trajetória..analisem, vamos vasculhar a vida de todos, senão poderemos trocar 6 por meia dúzia! Analisem!!!! Seria falta de ética jogar, no vento, tudo o que ouvimos falar, mas estou investigando, e muita coisa é verdade… por isso..
Adriana começando por cláudia regina. ELA NAO E DE MOSSORÓ, e de outro município de outro estado. cláudia regina e o mesmo q fafá. ou pior.
Igor,
Dizem que à família Rosado é procedente do estado da Paraíba.
E ai!
Os mesmos governam Mossoró com mão de ferro à muitas décadas.
olá IGOR, vc nao tinha outro comentário não? ômi vá estudar……. o q é q tem uma coisa com outra coisa ????????? cada comentário………..
Como Mossoró tem vassalos. É só falar que existe outra opição que a senzala entra em parafuso.Os donos do
poder da cidade da “liberdade” Soltam seus cachorros.
Estão fechando a Uern,os vassalos nada falam, mas quando se fala que os nobres podem ou estão ameaçados,
logo, os cães de caça saiem da toca.
Ai eu pergunto a vocês tem uma candidatura alternativa,que não é uma candidatura qualquer,o professor Josivam esta ai,será que os senhores não estão vendo,vamos massificar o nome do cara,ele tem competência é um nome novo tem tudo pra dar certo!!!
vou deixar de postar nesse blog,pq a gente comenta e não publicado o COMENTÁRIO.
DESCULPE-ME VÍ O MEU COMENTÁRIO!.
CHICO SILVEIRA VC TEM RAZÃO O HOMI FALA UMA COISA E EU TENTO ENTENDER E NÃO CONSIGO NADA.
tão querendo queimar Claudinha isso é um golpe baixíssimo,Claudinha saia dos DEMOS por que eles sempre temtam exorcisar entidades angelicias como a senhora,desse Ninho não sai cachorro nem JOSÉ lhe defende por que é mais falso do que tábua de pegar preá!!