O resgate histórico da trajetória de luta e o protagonismo feminino da professora e ex-governadora Wilma de Faria serão contados a partir desta quinta-feira (26), às 17 horas, na Casa de Cultura Popular, em Caicó, na 1ª edição do “Memorial Itinerante Wilma de Faria: a história da Guerreira”.
A exposição ficará na cidade seridoense até sábado (28).
No dia da abertura, o Memorial funcionará, excepcionalmente, das 17 às 20 horas em seu primeiro dia. Entre os dias 27 e 28, respectivamente, sexta e sábado, o exposição terá visitação livre entre 8h às 18h. A entrada é gratuita.
A iniciativa busca recontar a história da vida pública, mas também de forma delicada e intimista, trazendo um olhar próximo da vida pessoal de Wilma de Faria. Entre fotos, textos, comendas, placas, roupas e outros artigos pessoais, a caminhada é narrada desde a juventude até a elevação à chefia do Executivo Norte-Riograndense, como a primeira mulher a ocupar o posto na história do RN.
Trajetória
O projeto do Memorial Itinerante foi apresentado nesta terça-feira (24) no Imirá Plaza Hotel, em evento para amigos, familiares, ex-auxiliares e jornalistas que acompanharam parte da longa trajetória da ex-governadora Wilma de Faria.
Wilma Maria de Faria nasceu em Mossoró e cresceu em Caicó, no Seridó do RN. Filha de Morton Mariz de Faria e Francisca Sales P. de Faria, foi graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição da qual também foi professora. Especializou-se em Sociologia e mestrado em Educação. Mas foi na política que se destacou, com eleição à Câmara Federal em 1986, três vezes prefeita do Natal, e duas vezes governadora do RN.
Faleceu no dia 15 de junho deste ano, em Natal.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Todas as Homenagens é merecida para a ex Governadora Vilma,parabens pela idéia.