Em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira (15), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) no estado do Rio Grande do Norte, pelo período de 30 dias. A força-tarefa irá coordenar os serviços de guarda, de vigilância e de custódia de presos.
De acordo com a portaria, “a operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do ente federado solicitante”. O número de profissionais envolvidos obedecerá o planejamento definido entre o MJSP e o governo do Rio Grande do Norte, nesse momento de enfrentamento à ataques da facção Sindicato do Crime (SDC).
Mais cedo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia anunciado a autorização do envio de 220 agentes da Força Nacional e da Força de Intervenção Penitenciária para conter os ataques violentos e reforçar a segurança no estado. Segundo o ministro, o governo enviará quantos membros da Força Nacional forem necessários para controlar a situação no Rio Grande do Norte.
Nos últimos dias, o Rio Grande do Norte tem sido alvo de ataques violentos orquestrados por uma organização criminosa que, supostamente, protesta contra as condições dos presos nas penitenciárias. Os criminosos atiraram e atearam fogo em prédios públicos, estabelecimentos comerciais e veículos em, pelo menos, 14 cidades do estado.
Força Nacional e balanço
Cerca de 100 agentes da Força Nacional chegaram nesta quarta-feira (15) ao Rio Grande do Norte para auxiliar as forças locais de segurança pública no combate aos ataques criminosos.
Uma das primeiras ações da tropa foi garantir a saída de ônibus das garagens na região metropolitana de Natal. Uma frota de 47 ônibus, de 11 linhas, começou a circular na capital nesta tarde.
De acordo com último balanço divulgado pelo governo do estado, 39 suspeitos foram presos e cinco pessoas morreram. A polícia apreendeu nove armas de fogo, um simulacro de arma de fogo, 35 artefatos explosivos, dois carros, dinheiro, drogas e munições.
Com informações da Agência Nacional
Nota do Canal BCS – O Governo do Estado tenta passa a ideia de que tudo está sob controle e em vias de normalização, com volta à rotina no RN. Não é verdade. A própria intervenção em penitenciárias e o reforço no envio de homens, mostram isso. Ontem à tarde, a governadora anunciou que seriam 100 homens (veja AQUI); ao chegar à madrugada de hoje (veja AQUI) falou em 190 e agora o próprio Governo Federal anuncia pelo menos 220.
Durante toda essa quarta-feira ocorreram ataques, prisões e até mortes de suspeitos. Da capital ao interior, a tensão continua.
*Veja série de matérias sobre ataques criminosos recentes no RN: AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI).
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Chega a ser ridiculo a governadora ir a tv dizer que o estado não vai ceder um milimetro…ora, como assim cara pálida? se o estado governado por esta senhora estar os cacos, desmoralizado e com uma segurança em frangalhos!!
Chega a ser cômico a governadora atarantada, perdida e desorientada. Virou ibope nos canais de tv do país… francamente. Por cá, outras figuras da vida pública perdem a oportunidade de ficar calado. Resumindo: gente ruim é capaz de tudo, inclusive se passar por gente boa.
Meu nobre carlos vou ali folhear o livro de Roberto Oliveira Campos; A lanterna na Popa, recomendo, faz seu tipo, caso não tenha devorado essa obra.