• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 29/01/2024 - 15:38h
Natal

MLB ocupa imóvel porque famílias aguardam casas há quase 4 anos

Ônibus despejaram dezenas de pessoas no antigo prédio do Diário de Natal (Foto: Reprodução)

Ônibus despejaram dezenas de pessoas no antigo prédio do Diário de Natal (Foto: Reprodução)

Na madrugada desta segunda-feira (29), dezenas de pessoas chegaram em três ônibus e ocuparam antigo imóvel onde funcionou por décadas o extinto jornal Diário de Natal, na Avenida Deodoro da Fonseca, Petrópolis. Em pouco tempo o prédio foi assumido por eles.

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) cobra moradia para dezenas de famílias e critica prefeitura e também governo estadual pelo desabrigo. Uma solução de moradia está pendente há vários anos.

Em Nota, a Prefeitura de Natal informou que essas famílias estão abrangidas pelo programa Pró Moradia. Há quase quatro anos, o município assegurou terreno à construção, abrigo provisório e apoio social a essas pessoas, ficando o Governo do RN de realizar a obra e não o fez. “O prazo para construção seria de 2 anos,” esclareceu.

Veja íntegra abaixo:

Após ação de reintegração de posse, promovida pela UFRN, ficou determinado na ação, que tramita na Justiça Federal, que os 30 integrantes da Ocupação seriam inseridos em uma demanda fechada do programa Pró Moradia, que seria executado pelo Governo do Estado, através da construção de 90 casas, em um terreno que seria doado pelo Município de Natal.

O prazo para a construção das casas seria de 2 anos e, durante esse período, o Município iria manter as famílias em um espaço custeado por ele. A Prefeitura cumpriu suas obrigações realizando a doação do terreno e alugando o galpão da Ribeira para que as famílias ficassem nele até a entrega das casas pelo Governo do Estado. O galpão foi entregue ao MLB todo reformado, em plenas condições de abrigar as famílias.

Acontece que até hoje, quase 4 anos depois, o Governo do Estado ainda não iniciou a construção das casas. Com o passar do tempo, o desgate natural e, também, as alterações estruturais realizadas pelos próprios integrantes da Ocupação, o galpão se tornou um local de risco para quem está vivendo em seu interior.

Preocupada com a situação dessas famílias, ainda em 2022, a Prefeitura, através da SEHARPE, iniciou as tratativas com o Governo do Estado e com os representantes do MLB para tentar retirar a Ocupação do galpão e levar para local seguro e com a dignidade necessária, até a entrega da solução habitacional definitiva.

Dentro dessas tratativas, o Governo do Estado, reconhecendo sua responsabilidade, ofertou o pagamento de um aluguel social para as 30 famílias até que eles concluam a construção das casas do Pró Moradia. Nas reuniões realizadas entre SEHARPE, Governo e MLB, os integrantes do movimento recusaram a proposta sob a alegação de que se fossem morar em casas separadas as famílias teriam muitas dificuldades.

Diante da recusa, para evitar que problemas maiores ocorressem com as famílias, uma vez que o galpão está em situação precária, a Prefeitura solicitou uma audiência na Justiça Federal para buscar uma mediação. Essa audiência ocorreu no dia 12 de maio de 2023 e, durante ela, o Município e o Governo do Estado reafirmaram a proposta do Aluguel Social para as famílias até que elas recebam suas casas, porém, mais uma vez, os representantes do MLB recusaram a proposta. Então a mediadora da Justiça Federal concedeu um prazo de 10 dias para o movimento apresentar uma contraproposta, o que não aconteceu até a presente data.

O Município aguarda a apresentação dessa contraproposta por parte do MLB para poder analisar e encontrar a solução para o problema das famílias que ainda se encontram na Ocupação, até que Governo conclua a construção das casas do Pró Moradia.

Prefeitura Municipal de Natal

Outra ocupação

Na madrugada de 25 de dezembro do ano passado, o MLB e o Movimento Olga Benário assumiram outro imóvel privado no cruzamento da Rua Apodi com Avenida Prudente de Moraes, também em Natal, bairro Tirol.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    A HISTÓRICA, IMORAL E ESCANDALOSA CONCENTRAÇÃO DE RENDA E PODER EM NOSSO BRASIL, E, POR VIA DE CONSEQUÊNCIA O LATIFÚNDIO RURAL E URBANO SEM PRECENDENTES NA TERRA DE PINDORAMA. ASSIM CONSIDERADO O MAIOR DO PLANETA TERRA, NECESSARIAMENTE GERA ESSES MOVIMENTOS DOS SEM TETO E SEM NADA A PERDER…!!!

    NESSA TEIA, OS MILHÕES DE BRASILEIROS CHAMADOS DE MORADORES DE RUA QUE SE AVOLUMARAM E SE ESPRAIARAM EM NOSSAS RUAS E AVENIDAS, SOBRETUDO APÓS O GOLPE DE 2016, BEM EXPLICITA OS CAMINHOS E DESCAMINHOS DA NOSSA POLÍTICA DITA INSTITUCIONAL…

    À ESSE RESPEITO, PROCUREM INVESTIGAR NOSSA ESTRUTURA TRIBUTÁRIA, NA QUAL OS REALMENTE RICOS E PODEROSOS NADA PAGAM DE IMPOSTOS INCLUSIVE NO CAMPO IPTU, SEM NENHUMA PROGRESSIVIDADE…

    PORTANTO…

    PARA O MOVIMENTO DOS SEM TETO, SEJA ELE DE QUE SIGLA FOR, NÃO EXISTE OUTRA OPÇÃO, SENÃO PRESSIONAR O PODER PÚLICO, COM AS DEVIDAS, NECESSÁRIAS E LEGÍTIMAS OCUPAÇÕES, PARA, SIMPLESMENTE FAZER CUMPRIR O ESTATUTO DAS CIDADES E, CONSEQUENTEMENTE A NOSSA CONSTITUIÇÃO DITA CIDADÃ.

    INDEPENDENTE DO VIÉS IDEOLOGICO OU TEOR PARTIDÁRIO QUE EVENTUALMNETE REPRESENTEM OS QUE ESTÃO A GOVERNAR UNGIDOS PELO PROCESSO QUE SE DENOMINOU CHAMAR DE DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, QUE NEM SEMPRE REFLETE A EQUAÇAO UM VOTO UM CIDADÃO.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.