
Roberto tem uma trajetória importante em momento delicado da vida do país (Foto: Reprodução do Novo Notícias)
Um dos fundadores do MDB no estado em pleno regime militar, o ex-deputado estadual Roberto Brandão Furtado, 91, faleceu nesta quinta-feira (27). Estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São Lucas, em Natal, desde o último dia 5.
Deputado estadual por três mandatos, secretário de Estado, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), Roberto Furtado enfrentou pneumonia e uma obstrução intestinal, que causaram outros problemas. Também passou por cirurgia no hospital, sem reversão do quadro grave.
História
Nasceu em 2 de junho de 1933 em Natal (RN). Ingressou na Faculdade de Direito de Alagoas em 1951 e ainda no primeiro ano de faculdade fez concurso para provisionado. Sendo aprovado, inscreveu-se na OAB. Formou-se no ano de 1955 e em 1960 exerceu o cargo de procurador fiscal do Rio Grande do Norte. Em 1961 foi aprovado em primeiro lugar no concurso para juiz de Direito, tendo sido nomeado para a Comarca de Umarizal. Por opção pela advocacia, não tomou posse. Exerceu o cargo de procurador da Prefeitura de Natal (1963) e a partir de 1964 – período da ditadura militar –, advogou para mais de cem presos políticos de seu Estado. Roberto Brandão Furtado fundou o MDB no Estado em 1965, elegeu-se deputado estadual em 1966, 1974 e 1978 (já PMDB).
Em 1980 foi eleito presidente da Seccional da OAB potiguar, tendo exercido posteriormente o cargo de conselheiro federal da entidade. O advogado potiguar criou na OAB-RN a Comissão de Direitos Humanos e presidiu, ainda, o Comitê de Anistia e o Comitê Pró Constituinte no Rio Grande do Norte. Foi vice-prefeito de Natal (1985); chefe da Casa Civil da Prefeitura; secretário de Estado de Segurança Pública (1995); e secretário de Administração Pública (1996), cargo que exerceu até o fim de 1998.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Família ainda não adiantou informações sobre velório e detalhes relativos ao sepultamento.
Nota do Blog – Roberto Furtado é uma legenda na atividade política do RN, além de papel importante e exemplar na advocacia. Que descanse em paz.
Faça um Comentário