• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 07/10/2014 - 15:15h
Números retumbantes

Mossoró não é um “país”

Numa cidade em que filho de pobre não tem o direito de nascer e o cidadão comum não pode sentar à calçada, suas “zelites” políticas não podem reclamar de falta de voto.

Ao contrário do que muitos raciocinam e propagam o eleitor não estava alheio, mas apático na campanha. Frio, não distante.

Parem de olhar só pro próprio umbigo.

Não me venham com culpados. Não cabe o surrado complexo de transferência de culpa.

Desçam de seus carrões. Ei, acordem!

Mais de 37 mil eleitores votaram em branco e nulo para deputado estadual em Mossoró. E quase 43 mil votos branco e nulo para deputado federal.

O nome mais votado a estadual e o mais votado a federal, em Mossoró, perderam de goleada para Branco e Nulo.

Números humilhantes.

As zelites políticas, sem exceção, precisam parar e refletir.

Recado é sonoro, na cara, retumbante.

O estrago atingiu a praticamente todos e não é algo localizado, mas pulverizado país afora, com raras exceções.

Mossoró não é um “país”, como se prega ufanisticamente. É parte de um microcosmos e não está fora dos solavancos sociais que estamos testemunhando, com desdobramentos ainda difíceis de serem avaliados.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. AVELINO diz:

    É justo por isso que não se educa o nosso povo recém saído da pobreza e da miséria através do advento do “Plano Real”… Por incompetência ou má-fé dos eleitos não se tem aqui programas sérios, verdadeiros, para se alfabetizar e se educar esses brutos brasileiros, pobres e miseráveis, que, por serem maioria assim como estão, são eles quem elege os seus exploradores com grande satisfação e pela continuidade e posse de um cartão suborno!!!

  2. Angelo diz:

    E os vereadores que se cuidem para 2016. O trabalho da bancada governista de apenas dizer sim à prefeitura vai gerar resultados semelhantes nas urnas em 2016.

  3. luis claudio diz:

    Uma cidade onde a governadora que faz política nessa cidade e prega abertamente o ÓDIO ao seu Líder por ele Senador José Agripino porquer ele não lhe concedeu a legenda para ser candidata por está com péssima avaliação É um grande exemplo para os jovens QUE ESSA GOVERNADORA ROSA DAR AOS JOVENS PREGAR ÓDIO.

  4. Samir Albuquerque diz:

    É meu amigo, a arrogância e a prepotência, a recordação do eleitorado somente em época de campanha, bem assim, o velho bordão do “seu deputado estadual/federal”, contrapondo-se aos 3 anos de “o deputado da rosa ou do governo” tem seu preço.

    Vejamos se lembrarão a partir de agora daquela velha brincadeira “Verdade ou Consequência”. Vão querer ser do povo ou querem continuar sofrendo o opróbrio da consequência eleitoral?

    Quem viver verá!

  5. antonio jose diz:

    Mossoró, continua no atraso, muita boa essa colocação nobre jornalista veja só essa votação em branco e nulo mostra a revolta dos mossoroenses por parte desses políticos que não fazem nada pela a cidade. A cronologia se repete, Betinho Segundo se elegeu com o dinheiro do estado pois a Rosalba não tem esse prestigio todo. Fafá e Leonardo ficaram na saudade sentiram a falta do poder da Prefeitura dançaram não tem mais essa popularidade. Isso sem falar em Sandra e Larrissa perderam pelos os bandos de candidatos que invadiram a cidade. Já Silveira elegeu um candidato a estadual e federal que nem sabe onde é a barrinha nem conhece a realidade da cidade e os problemas existentes, ganhou com a força do diário oficial não venha dizer essa que é pela sua liderança que não é. Já Claudia Regina não precisa nem falar. Esse modelo de ( gestão de cargos) continuou desde as Três ultimas prefeitas e continua com o prefeito atual. Ainda coloca que” adora mossoró, mossoró a metrópole do futuro, mossoró já decidiu etc”. Mas é só ver a violências na periferia, falta de politica pública na zona rural, a cidade não tem uma mobilidade urbana definida, os postos de saúde abandonados, transporte público,precário, greve por cima de greve, serviços públicos que olha para o cidadão com cara feia para a pessoa que precisa do serviço, lentidão demais. Pobre mossoró, está acordando para realidade.

  6. LINDEMBERG GOMES diz:

    CARLOS SANTOS:

    Agora, gostei da maneira como você apresentou o verdadeiro SIGNIFICADO dos números de votos BRANCOS e NULOS na eleição do primeiro turno relativos aos Deputados Estaduais e Federais, porque até então, ninguém havia chamado a atenção para este fato.

  7. JOEÉ SIQUEIRA MARTINS diz:

    PARA MIM UM BOA RESPOSTA PARA VER SE A COMBALIDA POLITICA DO NOSSO ESTADO ATRAVÉS DE SEUS SUPOSTOS LÍDERES VÃO ENTENDER QUE AS COISAS ESTÃO MUDANDO. NECESSITAMOS DE VARRER DO CENÁRIOO POLITID[CO DO ESTADO NO MÍNIMO 50% DOIS QUE SE ACHAM LÚDERES E ATÉ PROPRIETÁRIOS DE PARTIDOS PARA QUE SOMENTE ASSIM TENHAMOS O DIREITO DE SONHAR COM O EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA PLENA NO RN.

  8. "Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão." Eça de Queiroz diz:

    acorda MOSSORÓ seu voto é importante vamos tira os poderosos OS cabresto

    “Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma
    razão.”
    Eça de Queiroz

  9. lair solano vale diz:

    Até concordo com as várias observações feitas sobre a atual eleição.Ao longo dos anos “os abastados /abestados” tinha dinheiro suficiente para entrar na casa das pessoas e ‘RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS” – conta na budega – na farmácia – água – luz e etc – O que faltou para a chapa proporcional foi CABO ELEITORAL E VEREADOR COM DINHEIRO PARA ENGANAR/COMPRAR O ELEITOR – Como é possível um candidato desconhecido de Mossoró ter 12 mil votos – $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    • Antonio Augusto de Sousa diz:

      Interessante Solano, é que o Sr Galeno também estourou em diversos municípios do Agreste, Trairí, Seridó, Litoral Norte e outras regiões. Em Arês, 400 kms de sua São Miguel por exemplo, ele teve mais de três mil votos, sem nunca ter andado por lá, antes das eleições. Não é atoa que ele foi o segundo mais bem votado, em todo o estado.

      Sandra/Larissa devem à sua derrota, à falta de estrutura em outros municípios, principalmente recursos financeiros; Fafá/Leonardo, idem! Sendo que,

      • Antonio Augusto de Sousa diz:

        ….continuando… com o agravante, de terem se comunicado mal. Em Mossoró por exemplo, os três jornais da cidade, lhe fazem oposição cerrada.

        E, continuo com o mesmo pensamento: Candidato liso, sem estrutura só ganha campanha política na Escandinávia, Canadá ou Alemanha! O resto é conversa pra “bovino dormitar”, e, hipocrisia.

    • Francy Granjeiro diz:

      Pode sim e deu no que deu.Foi o caso da Drª Zenaide será que só se elegeu porque seu irmãozinho é o vice de Henrique??????
      Dr.Galeno tem nome de prestígio na cidade de São Miguel e se elegeu por dois mandatos de 2005 (1º mandato)
      2009 (2º mandato) Durante seus dois mandatos como prefeito, José Galeno fez importantes obras no município erguei a cidade deu atenção e esforço quase está pronta de tudo, mas ainda falta.São Miguel hoje é outra quem conhece sabe estar cada vez melhor. Em 2007, foi classificado pela empresa Stúdio Comunicação como um dos melhores prefeitos do Norte-Nordeste do Brasil

      • Antonio Augusto de Sousa diz:

        Minha cara Francy, eu não falei só pra Galeno. Todos os eleitos foram eleitos, porque tinham estrutura além de municípos de sua zona de influência. No caso de Dra Zenaide, ela era candidata a FEDERAL, e se elegeu porque tinha estrutura financeira, assim como todos os federais.

        Galeno era candidato a estadual, com estrutura pra federal. Como é que um candidato que nunca saiu de São Miguel, ser votado em diversos municípos do Trairi, Seridó, Agreste, Litoral Sul, Litoral Norte, com municípios a trezentos quilômetros de distancia de sua cidade??? Acreditar dele ter sido votado nesses municípios, apenas com seu discurso, ou ideologia, é MUITA INOCÊNCIA!!!

  10. Pedro Victor diz:

    Não estive no Rio Grande do Norte durante as eleições e nem tenho idéia de como foram as mesmas em Mossoró. Mas será que essa “apatia” não foi causada pelo volume menor de compra de votos devido aos casos anteriores de cassação?

  11. José Nildo diz:

    Verdade! Caro, acho até que essa questão da desconstrução “Mossoró não é um país” deve ser iniciada em nossa cidade, porque também não é uma metrópole nem capital…cadê os literários?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.