Com a aprovação da Pec dos Vereadores em segundo turno hoje (veja postagem mais abaixo), a Câmara de Mossoró ganha mais oito parlamentares. De 13 para 21 assentos.
Não só isso.
A decisão ensejará uma chacoalhada interna nesse poder, além de ser imprevisÃvel como ele funcionará em relação ao governo da prefeita Fátima Rosado (DEM).
A princÃpio, a maioria governista continuará folgada. Mas são mais "gatinhos" para alimentar.
Os novos vereadores são estes: Narciso Silva (PSL), Izabel Montenegro (PMDB), Vingt-un Neto (PDT), Benjamin Machado (PTB), Arlene Souza (DEM) e Manoel Bezerra de Maria (DEM) da bancada do governo.
CÃcera Nogueira (PSB) e Luiz Carlos Martins (PT) seriam da oposição.
No momento, a bancada do governo tem dez vereadores contra três da oposição. O escore, a partir da decisão tomada em BrasÃlia, ficaria 16 a cinco.
Caro Carlos uma pergunta, esses vereadores assumirão imediato ou só em 2012? O TSE dia que não dará posse, o todo poderoso Gilmar Mendes disse ser extremamente difÃcil” que a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Vereadores produza efeitos imediatos, O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, já anunciou que acionará o STF caso a justiça eleitoral comece a dar posse aos suplentes.
E agora pode-se comemorar???
Amigo Carlos, aqui em Mossoró temos que analisar com muita calma essa PEC. As eleições foram realizadas com todas as regras para se eleger 13 vereadores. Pelas regras eleitorais da campanha passada, Benjamim Machado não foi nem diplomado. E agora com a PEC aprovada tem direito de ser empossado? Nada contra o amigo Benjamim, são dúvidas que tenho com relação ao preenchimento de vagas de imediato. Como leigo do Direito, acho que tem muitas vertentes para se analisar sobre a PEC recem aprovada.