• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quinta-feira - 15/12/2011 - 12:12h
"Operação QI"

MP desarticula quadrilha que fraudava concursos públicos

O Ministério Público do RN consegue desarticular quadrilha que fraudava concursos públicos no Rio Grande do Norte. Pelo menos sete pessoas estão presas, no caso que aponta duas empresas como envolvidas: Concsel e Soluções.

Saiba mais detalhes, com informações oficiais do próprio MP:

No dia de hoje, 15/12/2011, após quatro meses de investigação acerca de concursos realizados pelas empresas CONCSEL e SOLUÇÕES em municípios do interior do Estado, o Ministério Público do Rio Grande do Norte desencadeou a Operação “Q.I”, dando cumprimento a quatro mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo de Direito da Comarca de Martins, resultando na prisão de mais três pessoas em razão de flagrantes de crimes, totalizando sete pessoas presas.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, com diligências de buscas e prisões simultâneas nas cidades de Natal, Parnamirim, Martins, Mossoró e Severiano Melo, onde 19 Promotores de Justiça e mais de 120 policiais militares cumpriram as ordens judiciais.

A investigação iniciou-se na Comarca de Santa Cruz e posteriormente passou a ser conduzida pela Promotoria de Justiça de Martins juntamente com o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO), descortinando uma organização criminosa que atuou na realização de concursos públicos no interior do Estado e, notadamente, no município de Martins/RN no mês de outubro deste ano.

A quadrilha fraudava os concursos públicos através de acordos ilícitos para o ingresso de pessoas no serviço público através do pagamento de “propina” e concessão de outros favores.

A investigação comprovou que o esquema comandado pelos sócios da empresa organizadora de concursos públicos CONCSEL, aprovam pessoas indicadas por integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios ou através do pagamento de valores direto pelo próprio candidato. Os candidatos assinavam gabaritos fraudados, preenchidos pela própria organização criminosa em momento posterior à realização das provas com a marcação de respostas corretas em número suficiente para a aprovação dos favorecidos.

Modus Operandi

O modus operandi da quadrilha instalada dentro da CONCSEL, empresa organizadora de concursos públicos pode assim ser resumido:

a) contato com Prefeitos ou Secretários, com oferta de elaboração de projetos de lei que determinem a criação de cargos públicos ou reformulação da estrutura administrativa;

b) contato posterior para elaboração de editais e demais atos da licitação, oportunidade em que é acertada a vitória da empresa CONCSEL na licitação em troca de aprovação de candidatos;

c) conluio com empresas “parceiras” para fraude aos procedimentos licitatórios;

d) acerto com municípios, através de funcionários do alto escalão, normalmente secretários de administração ou saúde, procuradores, prevendo o número de vagas destinadas a pessoas ligadas aos mesmos, sendo fornecida pelo município lista com o nome dos candidatos a serem aprovados;

e) acerto com clientes fixos e eventuais, vendendo vagas em troca de dinheiro e outros favores;

f) coleta de assinaturas dos candidatos em gabaritos preenchidos pela quadrilha;

No concurso público do município de Martins, realizado no último mês de outubro, vários candidatos foram aprovados em razão dessas fraudes.

Ressalte-se, desde já, que a investigação contra a empresa CONCSEL CONCURSOS E SELEÇAO DE PESSOAL LTDA EPP se deveu as suspeitas levantadas contra a SOLUÇÕES METODOS E SELEÇÃO DE PESSOAL LTDA ME, as quais possuem o mesmo quadro societário e que já fora alvo de investigações e ações anteriores, em razão da prática de fraude a licitações.

Além das fraudes nos concursos públicos, a quadrilha igualmente praticou outros delitos, como fraudes à licitação, corrupção passiva e tráfico de influência.

Após o cumprimento das mencionadas ordens judiciais, o Ministério Público Estadual analisará os documentos apreendidos e, em tempo hábil, oferecerá denúncia acerca dos fatos delituosos investigados.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Monaliza Trigueiro diz:

    Teve um concurso com algo bem parecido, em uma cidade de nome bem parecido e ilegalidades iguais…

  2. Geraldo Fagundes diz:

    Esse é o Brasil que eu conheço.
    Com falcatruas, corrupções e roubalheiras surgindo diariamente, dificilmente chegará ao segundo mundo. O primeiro? Nem pensar!

    Pau que nasce torto, morre torto. Essa frase é a cara deste país.

  3. Claudia Albuquerque diz:

    Se o MP procurar irá encontrar muito mais, pois não e só essa empresa que frauda concursos,
    se prestar atenção. No município de Grossos temos um ótimo exemplo, no ultimo concurso s a familia do prefeito passou, e todos estão trabalhando.

  4. Pedro diz:

    Infelizmente só os peixes pequenos serão indiciados, talvez presos. Os corruptores nada. Espero pelo menos que os funcionários nada qualificados que entraram em conurso sem saber nem estudar PN, sejam mandados embora pra ver se os serviços melhoram um pouquinho que seja.

  5. fernando paiva diz:

    se mecher mais o caldo intorna, vai cai mais gente ainda…

  6. Adalberto diz:

    CONHEÇO PESSOAS QUE ESTUDARAM E PASSARAM DE FORMA HONESTA, E QUE AGORA COM CERTEZA SERÃO PREJUDICADOS, POR SINAL DUAS VEZES.

  7. marta gerusa de souza diz:

    CARLOS SANTOS ESPERO QUE A IMPUNIDADE TAMBEM CHEGUE CONTRA ESSES DESAVERGONHADOS DA CIDADE DE PAU DOS FERROSO ATUAL PREFEITO QUE SE DIZIA DIREITO ESTA ENVOLVIDO NUM TREMENDO MAR DE LAMA.E OLHE QUE E QUASE TODA A PREFEITURA<E ACREDITE QUE ELE AINDA TEM CORAGEM DE IR PARA UMA RADIO QUE E DELES TENTAR LUDIBRIAR O POVO COM ESTÓRIAS DE QUE A DENUNCIA AO MINISTERIO PUBLICO FOI FEITA POR ELE.SENDO ASSIM NEM ELE CONFIA EM SI NEM NOS SEUS PUPILOS.DIVULGUE COMENTE NOS AJUDE A BOTAR ESTES CANALHAS PRA FORA.OBRIGADA

  8. Francisco Avelino de Carvalho diz:

    “COMO MARTINENSE ESTOU INDIGNADO COM O MAR DE LAMA EM QUE ESTÃO METENDO A NOSSA CIDADE, QUE OS CULPADOS SEJAM PONIDOS RIGOROSAMENTE ,POIS AS PASSOAS DE BEM DE MARTINS NÃO COMPACTUA COM ESSE TIPO DE ADMINISTRADORES QUE ENVERGONHAN E SUJAM A NOSSA PACATA MARTINS’ [ CABECINHA ]

  9. Maria Emilia de Oliveira Maia diz:

    O MP tem que fazer uma varredura em todos os concursos feitos por essa empresa, pois com certeza tem outros municípios que também contrataram essa empresa e que também tem indícios de fraudes, já que secretários e pessoas ligadas ao prefeito passaram nas primeiras colocações.

  10. Mané diz:

    O ministerio público deve aprofunda as invertigações pois todos os concursos realizados por esta empresa foi fraudado.
    Só um exemplo em um municipio que conheço ela colocava funcionarios seus pra fazer as provas, essas pessoas passavam em primeiro lugar, só que não aparecia para assumir o emprego, para ser chamado o segundo, neste municipio a fraude foi tanta que dois peixes do prefeito acertaram 100% da prova para o mesmo cargo.

  11. nay diz:

    Enquanto os brasileiros estiverem preocupados com futebol, carnaval, e kit gay, isso e coisas bem piores continuarão acontecendo…Afinal quem elege os corruptos somos nós né?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.