• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 24/01/2022 - 18:14h
RN

MP e Defensoria querem suspensão de eventos de massa

Fim de semana foi de eventos com grande público, como na Grande Natal, sábado (Foto: redes sociais)

Fim de semana foi de eventos com grande público, como na Grande Natal, sábado (Foto: redes sociais)

A Defensoria Público do Estado do Rio Grande do Norte e o Ministério Pública do Estado estão pedindo ao Judiciário que determine ao Governo do Estado que proíba grandes eventos de massa. Para isso, o Estado deverá alterar decreto estadual que entrou em vigência na última sexta-feira (21). A medida visa o enfrentamento da variante Ômicron que possui uma alta taxa de transmissibilidade, seguindo uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ação civil pública (ACP) requer que o Estado cancele todas as autorizações para a realização de shows com grande público, sejam em locais abertos ou fechados. E ainda que o Judiciário obrigue o Estado a se abster de conceder novas autorizações para shows de massa e congêneres em todo o território potiguar, assim como a suspender tais eventos, até que ocorra novo controle da transmissibilidade do coronavírus no RN. Ou seja, até que a pandemia volte a atingir os patamares de contágio alcançados em novembro e dezembro de 2021.

Omissão do estado

Na análise feita pelas duas instituições, houve omissão do Estado ao editar o decreto, uma vez que o Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) havia alertado (por meio da Recomendação n. 33) a não realização desses tipos de eventos dada a realidade de risco iminente de colapso do sistema de saúde.

No último dia 17, data em que foi publicado o decreto, houve uma reunião com o MPRN, o Gabinete Civil, a Sesap, a Defensoria Pública Estadual e os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho, além de representantes da Federação de Municípios do RN (Fermurn), cujo objetivo foi discutir e deliberar acerca da recomendação do Comitê Científico. Na ocasião, os representantes do MPRN e da Defensoria Pública defenderam a proibição de eventos de massa, o que não foi acatado pelo Governo.

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Decisão, se houver, chega já com bastante atraso. Mas…

Leia O grande vírus da hipocrisia.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde

Comentários

  1. heytor george diz:

    Tô dizendo, mais um ano perdido, tem cabimento um negocio desse não, homem, até quando vamos viver nessa enganação, que nada está acontecendo, que tudo tá sob controle, qua a PANDEMIA acabou ?

  2. João Claudio diz:

    Agora é tarde, Creuza. Prepare-se para a próxima.

    Nessa, você dan…çou.

  3. João Claudio diz:

    Faltou chão em um fojo realizado em Pirangi, na última sexta-feira.

    Relatos das más línguas fidedígnas dão conta de que, apenas Amorim, Inácio, Carlos Santos e João Claudio, não foram vistos no big fojo.

    O combo ➡ Flurona + Covid-19 + H3N2 foram os primeiro a chegar. Chegaram, inclusive, antes dos bilheteiros, porteiros e ‘secretas’ da banda.

    Uma coisa de louco.

    Vai um respirador aí????

  4. João Silva diz:

    Só não vi na nota falando sobre fechar as igrejas e templos religiosos, ou a covid não entra nesses locais? Se não entra vamos transformar tudo em igrejas e templos religiosos e todos viveremos tranquilos sem covid. Ô RN sem sorte.

    • João Claudio diz:

      Só lembrando que as academias prestam serviços essencias à saúde humana, como por exemplo, bombar amostrados e exibidas.

      Quanto a fechar templos religiosos, isso já foi feito em um passado recente, mas não deu certo por dois fatores:

      1) Os religiosos acham que, se não rezarem ou ‘prucutorá’ em templos, nenhum vai para o céu, mesmo tendo pago em dia o carnê de compra do terreno a que tem direito. Rezar e orar em casa nāo dá certo. Tem que ir ‘prucutorá).

      2) Os pastores e donos dos templos denunciaram ao governo, que esse ‘negocin’ de ‘pregar’ via remoto é uma marmota. Dá prejuizo que nem presta porque eles não tem como ‘passar a sacolinha’.
      (Não confundir com ‘passar o anel’.)

      Portanto, além de templos religiosos, as academias também estão livres do vírus.
      É ‘limpeza’ pura.

      Eu tô fora dos dois. Já passei dos 80, fumo e bebo, faço ‘maracutico’ quase todos os dias, nunca entrei em uma academia e tenho certeza absoluta de que, para se crer em Deus, ninguém precisa pagar a ninguém, que dirá comprar terreno no Céu.

      A propósito, alguém sabe dizer se alguém que ‘subiu’ conseguiu ‘descer’ para mostrar uma foto ou um vídeo do terreno? Se é de frente para o mar? Se é cercado de jardins floridos?

      Quem sabe a resposta e pode responder são os donos das ‘imobiliárias’.

  5. Raniele Alves diz:

    Em Tibau cidade vizinha a Mossoró um suposto Cantor de Forró por nome de Safado fez show, segundo o Corpo de Bombeiros tinha umas Cem mil pessoas a metade da população de Mossoró estava nesse grandioso evento.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Creio que o Safadão não esteve em Tibau. Sinceramente não soube. FIm de semana foi em Parnamirmim. Por TIbau tiveram Xandy, Bell e outros.

  6. Stj diz:

    Joao Cláudio, Joao Silva e Amorim deveriam ser contratados como comentaristas das matérias. São insuperáveis👏👏👏👏👏👏👏😂

  7. Hermiro Filho diz:

    Não entendo passaporte vacinal para os shoppings, enquanto a periferia tá rolando fank, forró, bares e restaurantes abertos e muita bala.
    Nada de fiscalização.

  8. Raniele Alves diz:

    Carlos Santos !
    É verdade que o cantor Wesley Safadão esteve em Tibau , foi no dia 21 /01 /2022 Sexta feira passada, alguns conhecidos meu foram ao show, inclusive vi as fotos e realmente era um público muito grande.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.