• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quinta-feira - 05/04/2012 - 18:54h
Via crucis sertaneja

Dona-de-casa morre após longas horas de sofrimento

Ministério Público e Polícia Civil passam a apurar possível 'omissão de socorro' no Tarcísio Maia

Uma simples dona-de-casa de Felipe Guerra, moradora do Sítio Pindoba, (a 80km de Mossoró), Rita Maria Batista, 56, morreu às 9h de hoje no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), depois de uma longa agonia entre sua cidade a essa unidade de saúde. Não suportou uma sequência de descasos e maus-tratos. De desrespeito à vida.

Existem suspeitas, fortes indícios – na verdade, de que ela morreu por omissão de socorro médico no HRTM.

O caso foi publicado por este Blog (veja AQUI ou em postagem mais abaixo), a partir de enfoque do jornalista Cézar Alves no portal Nominuto.com.

Rita chegou a passar por cirurgia, mas hoje – não resistiu. Em Mossoró, a ‘Metrópole do Futuro’, não existia sequer um leito de UTI para acomodá-la no pós-operatório.

O caso será investigado pela Polícia Civil, provocada pela promotora de Justiça Ana Ximenes.

A promotora esteve ontem no HRTM apurando os maus-tratos a Rita – ao lado de membros da Polícia Civil. Recolheu elementos que podem levar o Ministério Público a considerar que ela foi vítima de omissão de socorro. A dona-de-casa só foi levada para uma cirurgia após agonizar por cerca de 30 horas.

Rita deu entrada no HRTM às 13h de terça-feira (3). Um clínico geral a medicou e pediu o parecer de um cirurgião, o que só foi feito às 11h do dia seguinte. Quase 24 horas tinham se passado. A ordem era para cirurgia de forma imediata. Havia perigo de morte.

Mesmo com o Centro Cirúrgico do HRTM estando sem ocupação e com três cirurgiões disponíveis, no local, Rita não foi atendida.

Às 18h de ontem (quarta-feira, 4), o cirurgião Wagner Langue passou a fazer parte do plantão e levou-a imediatamente para o Centro Cirúrgico. Fez o procedimento sozinho, mesmo quando não se recomenda essa postura, porque o outro médico – Adail Vale – faltou.

A partir da conclusão da cirurgia, havia necessidade de uma UTI para a paciente. Não havia um leito disponível no local, no Hospital Wilson Rosado, na Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR) ou Hospital da Mulher. Hoje, às 9h, a humilde dona-de-casa de Felipe Guerra não resistiu à sua própria via crucis.

Em plena Semana Santa, dona Rita Maria Batista acabou crucificada pelo descaso, pelo desrespeito, pelo desdém com a vida humana.

Ah, ia esquecendo de informar a ‘grande’ enfermidade que a levou a óbito: ‘megacólon’ (privação). Isso mesmo. Uma obstrução intestinal.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Westerley Ramalho diz:

    Deus queira, que não transfiram, o crime cometido por esses doutore$, ao nobre homem dr Wagner Langue. Que fez sua parte, tentando salvar essa senhora. Agora é necessário uma apuração e punição exemplar aos culpados.

  2. leonardo diz:

    Carlos, tem que ser divulgado o nome desses Médicos após apurado tudo, para a população saber e deixar se caso atenderem em consultório, ficarem sem pacientes e seres punidos pelo CRM.

  3. Divanir diz:

    Há muito se foi a focação do médico. Restaram poucos vocacionados e esses poucos são massacrados pelo sistema e o descaso dos governos. O grosso da classe médica é formado de “médicos” mercenário, preconceituosos, arrogantes, e mau formados. Enquanto não se responsabilizar criminalmente, e punir, essa corja, casos como esses continuarão acontecendo. Vamos esperar que o nosso quase sempre omisso ministério publico cumpra o seu papel.

  4. José diz:

    São casos assim que depõem contra a saúde pública no Brasil, e também contra a justiça (quase sempre injusta) que comumente não leva a cabo os processos que são iniciados, punindo os responsáveis. Creio que os bons médicos da cidade devem estar muito decepcionados com esse caso, que mancha o bom nome de sua classe profissional. Mas os que se omitiram, o que devem estar sentido? Ou será que são insensíveis a dor dos familiares da vítima? Vão mudar profissionalmente depois disso? É muito importante não perder esse caso de vista, e acompanhar as ações não só do MP, mas também do CRM, especialmente deste último, cuja fama é a de quase sempre proteger os seus.

  5. Gilmar Henrique diz:

    Barbárie! A impassibilidade perante o sofrimento alheio é, como previsto por todas as perspectivas filosóficas e espirituais, a característica mais marcante dos seres humanos “evoluídos” na era pós-moderna.
    Do ponto de vista ecológico, esse comportamento vai contra sua própria natureza gregária, condição sine que non para a manutenção da espécie e a causa de toda uma criação cultural.

    Hoje, em contrapartida, os seres “humanos” são amantes-de-si. Chamamos isso em psicologia de transtorno de personalidade narcisista. É um transtorno que acarreta graves problemas individuais e sociais: Taí a miséria reinando nos quatro cantos da Terra. Narciso tá nem aí – para massagear seu ego e ser adorado, Narciso pesquisa, publica, canta e dança, faz belas poesias sem alma, dum jirau faz o escambau e um berimbau; reclama pra fazer média, elogia pra ganhar favores. Narciso quer sua atenção (pra lhe dominar); quer ganhar prêmios, quer destaque. Ele precisa também de um colunista social. Em suma, Narciso quer poder sobre você.

    Há uma mutualidade nas consequências negativas desse transtorno: Na sociedade os Narcisos causam desigualdades sociais que geram misérias que geram conflitos que geram guerras e que terminam em destruição. No sujeito com transtorno de personalidade narcisista a PARANOIA se instala implacavelmente sob um senso de muita importância e grandiosidade forçando o paciente a se ocupar 24 horas por dia em fantasias de sucesso, poder e beleza. Narciso é orgulhoso e arrogante. Ele precisa “triunfar” sobre os outros porque por trás dessa aura ilusória Narciso se sente FRACO e MISERÁVEL.

    O sistema educacional e os “grandes” programas televisivos contribuem com esse grave transtorno, pois se empenham nessa causa mesquinha e destrutiva. A mídia, por sua vez, fomenta esse status quo.
    A solidariedade perdeu seu espaço para o sucesso. Sendo assim, a coisa está MARAVILHOSA pra muita gente. Mudar pra q? Narciso se sente bem porque muitas pessoas estão numa situação de miséria.
    Pura ilusão: estamos todos no mesmo barco e como o Titanic, vamos afundar junto no grandioso mar dos avanços e recursos tecnológicos. ES FUEDA, NON??!!!!!

  6. Ana diz:

    Gostaria de saber os nomes dos médicos que estavam no plantão anterior ao Dr. Wagner Langue.

  7. Asteclides diz:

    Eu presenciei o sofrimento desta senhora que chegou na tarde de terça-feira, pois na quarta-feira estava no mesmo quarto acompanhando minha querida sogra. A filha dela só fazia chorar e, portanto, tomei a liberdade de falar com o serviço social que tentou me enrolar com conversa leviana e não gostou quando eu disse que a paciente estava morrendo a mingua…Todos sabem o que acontece no HRTM, DO DIRETOR AO ASG, A OMISSÃO É INCALCULÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!! Carlos Santos, internautas, imprensa,… sociedade, façamos campanha para acabar com a estabilidade no seviço público, pois já será um grande passo para melhorar a saúde pública. Estou a disposição para testemunhar o que vi!

  8. Asteclides diz:

    Eu presenciei o sofrimento desta senhora que chegou na tarde de terça-feira, pois na quarta-feira estava no mesmo quarto acompanhando minha querida sogra. A filha dela só fazia chorar e, portanto, tomei a liberdade de falar com o serviço social que tentou me enrolar com conversa leviana e não gostou quando eu disse que a paciente estava morrendo a mingua…Todos sabem o que acontece no HRTM, DO DIRETOR AO ASG, A OMISSÃO É INCALCULÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!! Carlos Santos, internautas, imprensa,… sociedade, façamos campanha para acabar com a estabilidade no seviço público, pois já será um grande passo para melhorar a saúde pública. Estou a disposição para testemunhar o que vi! Tem mais pessoas para testemunhar 88302527

  9. Gilmar Henrique diz:

    Sim! Os responsáveis não DEVEM passar incólumes!!! Voltarei aqui quantas vezes for necessárias para dar apoio a essa causa. Carlos, busque uma explicação desse fato e publique aqui! Fosse uma “””celebridade”””, séria autópsia forense seria feita. Concluo: ninguém é melhor que ninguém. JUSTIÇA SOCIAL, JÁ!

  10. Lygia brena diz:

    eu tambem queria muito q descobriram quem era os medicos pois se eles tivesse cuidado ela ñ teria morrido minha familia ficou muito abalada! Sobrinha da Vitima Qualquer coisa mim avisem!

Trackbacks

  1. […] A família da dona-de-casa Rita Maria Batista vai ajuizar demanda judicial cível em desfavor do Estado do Rio Grande do Norte, no sentido de obter uma reparação por danos morais. Ela morreu à míngua no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Apuração preliminar do Ministério Público, sobre o caso, revela indícios de omissão de socorro médico. Lembre ou conheço o caso clicando AQUI. […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.