Sobre a polêmica em torno do voto feminino no Brasil, não pode ser ignorada a luta de Berta Lutz, pioneira em movimento dessa natureza. Uma pessoa à frente do seu tempo em plena República Velha, inicio do século XX.
No Brasil, na primeira vez que as mulheres conseguiram o direito de votar, os seus votos foram anulados. A Comissão de Poderes do Senado Federal, no ano de 1928, ao analisar essas eleições realizadas no Rio de Grande do Norte, requereu e obteve a anulação de todos os votos.
O projeto que concedia esse direito à mulher norte-rio-grandense era de autoria do deputado Juvenal Lamartine de Faria. O legislativo estadual endossou a proposta e o governador José Augusto Bezerra de Medeiros a sancionou.
O Rio Grande do Norte portanto foi primeiro Estado brasileiro a conceder o voto à mulher. As duas primeiras mulheres alistadas como eleitoras foram as professoras Julia Barbosa de Natal e Celina Vianna de Mossoró.
Não deve ser esquecido, ainda, a primeira prefeita do Brasil, Alzira Teixeira Soriano, eleita no município de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano Federal.
A primeira deputada estadual no RN foi Maria do Céu Fernandes, em 1935, irmã de Cortez Pereira, que veio a ser governador do RN. Foi casada com o deputado Aristofanes Fernandes.
Faça um Comentário