Oficialmente, desde essa quinta-feira (29) que o município de Santa Cruz (a 115 quilômetros de Natal) está sem prefeito, vice-prefeito e dois terços (seis) de sua Câmara Municipal. Literalmente, sem comando algum. Acéfalo. Funciona “por aparelhos”.
O caso incomum decorre da cassação com imediato afastamento da prefeita Fernanda da Costa Bezerra (MDB) e do vice-prefeito Ivanildo Ferreira Lima Filho (PSB), “Ivanildinho”, além de seis dos nove vereadores. O julgamento aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) – veja AQUI, dia 27 (terça-feira).
Foram condenados em virtude da prática de abuso de poder político com repercussão econômica nas eleições de 2016.
Se os cassados-afastados não conseguirem retomada dos mandatos nas próximas horas/dias, a Câmara Municipal precisará fazer a convocação inicial de seis suplentes. A partir daí, com urgência realizará eleição à mesa diretora e o presidente eleito passará a ser prefeito interino, abrindo vaga para outro suplente completar o plenário de nove parlamentares.
O novo presidente da Câmara Municipal ficará na prefeitura até a posse de prefeito e vice, eleitos num pleito suplementar. O calendário eleitoral cobre um espaço temporal da ordem de 60 dias.
Ufa!
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI e Facebook AQUI.
Faça um Comentário