O líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN), considerou lamentável estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira (23) sobre a violência no Brasil e responsabilizou o governo federal pelo crescimento da criminalidade no país. De acordo com a pesquisa, 11 das 30 cidades mais violentas do mundo estão no Brasil. Segundo o levantamento do Escritório sobre Drogas e Crimes da ONU – feito com base em assassinatos ocorridos no ano de 2012 – Natal é a 12ª cidade, entre as 30, mais violentas do mundo.
“Que o Brasil é um país tido como violento, o mundo inteiro lamentavelmente hoje compreende. Agora das 30 cidades mais violentas, 11 estarem no Brasil é simplesmente lamentável”, frisou o parlamentar pelo Rio Grande do Norte. De acordo com o estudo, o Nordeste ganha destaque em termos de cidades mais violentas. Maceió é a quinta cidade em homicídios por cada 100 mil habitantes. Fortaleza está na sétima posição e João Pessoa, em nono.
Para Agripino, o governo do PT peca no investimento à educação e de políticas públicas de inserção do jovem no mercado de trabalho.
Jovens
“A violência está fundamentalmente entre os jovens, que deveriam ser a razão fundamental das preocupações e ações do governo. Eles estão mais desamparados e sendo levados pela violência, droga, pela falta de assistência, desocupação e educação inexistente”, destacou. “Uma série de razões que todas são responsabilidade do governo”, acrescentou o senador.
Ainda de acordo com a ONU, a América Latina desbancou a África como a região mais violenta. Honduras, na América Central, é hoje o país com maior número de assassinatos por 100 mil habitantes. O segundo país mais violento é a Venezuela, seguido por Belize e El Salvador.
Além de Maceió, Fortaleza e João Pessoa, foram listadas pelo levantamento das Nações Unidas Natal (12ª posição); Salvador (13ª); Vitória (14ª); São Luís (15ª); Belém (23ª); Campina Grande (25ª); Goiânia (28ª); e Cuiabá (29ª).
Com informações da Assessoria de Imprensa de José Agripino.
Esse Estado é administrado por quem? O governo federal não disponibilizou dinheiro para a segurança pública? O governo do estado é que não utilizou (foi devolvido). A governadora e o senador pertencem a que partido?
Sim, José Agripino, a culpa é do “governo do PT” que administra a Segurança Pública do Rio Grande do Norte.
É incrível!
Palhaço esse Zé da boca Mole. Segurança pública é responsabilidade do estado que um dia ele governou.
Se o governo brasileiro disponibilizar um policial para cada habitante, mesmo assim ainda haverá violência, porque os bandidos, assaltantes, estupradores, etc. sabem mais do que ninguém que as punições chegam quase a zero.
A partir do momento em que as leis forem duras e principalmente cumpridas, a violência tende a diminuir.
O maior exemplo que temos hoje, são os menores de idade que, amparados por leis medíocres, pintam, caseiam, chuleiam, bordam e ainda soltam gargalhadas para a sociedade e para a policia quando são pegos cometendo pequenas infrações e ate assassinatos.
É Brasil.
Como se ele não tivesse grande culpa nisso tudo…
A cidade do Recife é muito mais violenta que fortaleza e não está nessa lista! Essa pesquisa não demonstra uma conjuntura real….!
E MOSSORÓ, A CAPITAL DO “VELHO OESTE” OCUPA QUAL POSIÇÃO ??
Esse Senhor José Agripino pensa que o povo é burro? até onde eu sei as administrações de educação e segurança são dos estados e municípios,com repasses de verbas do governo federal. O RN tem registro de verbas da segurança que retornaram por falta de projetos do governo do DEM. As melhores escolas do RN são as federaias, os Institutos Federais, inclusive o de Mossoró bateu todas as escolas públicas e privadas. Por acaso ele a sua assessoria não sabem que antes do governo do PT o RN tinha apenas dois IF!s e agora são em torno de 16? (não sei o número certo Ele sua assessoria sabem que em 1998 O Presidente Fernando Henriqeu através da Lei 9.649 proibiu a criação de Escolas Técnica no Brasil? fato revertido no governo LULA. Sabe que a revitalização da UFRN deu-se no governo LULA, a transformação da ESAM em nossa marabvilhosa UFERSA deu-se nos governos do PT. Sem dúvida o Brasil tem muito o que melhorar na saúde, na educação, na segurança, na economia, etc. Mas pousar de santo e inocente. Alguém pode citar algum projeto desse senhor como senador para o RN?
Quando se mora em um país onde preso tem mais valor que aluno; o resultado não poderia ser diferente!