Por Ney Lopes
Neste final de semana, o genro de Sílvio Santos, casado com Patrícia Abravanel, hoje ministro das comunicações, partiu para mais uma viagem de alto luxo. Justifica que é para analisar a tecnologia da 5G a ser implantada no país.
Sabe-se que essa negociação do 5G será a que envolverá maior volume de dinheiro e interesses nos últimos dez anos no Brasil.O mais grave é que há discordância sobre os benefícios desse projeto, embora inegavelmente seja um avanço tecnológico.
Oferecer acesso à internet de qualidade é apenas um dos elementos necessários para garantir inclusão digital. Os novos processos de virtualização da estrutura do 5G, somado a sua alta velocidade, possibilitarão que essa tecnologia chegue a lugares longínquos e a menores custos.
Entretanto, isso não é suficiente., oferecer apenas o acesso à internet sem dar condições para alfabetização digital e apropriação tecnológica para os usuários pode ser similar a uma experiência gastronômica ruim. Pode ser, na verdade, uma experiência social ruim.
Fala-se abertamente que a tecnologia do 5G pode ser mais um elefante branco no Brasil. Podemos ter bilhões investidos em infraestrutura sem usuários empoeirados e letrados o suficiente para fazerem pleno uso de tal investimento.
O ministro das comunicações não pensa nisso.
Apenas usufruiu mordomias e visita as sedes da Ericsson na Suécia; da Nokia na Finlândia; da NEC e Fujitsu no Japão; e da Huawei em Shenzhen, apenas buscando negócios.
O resultado objetivo dessa viagem do ministro, iniciada na última sexta, será muita mordomia.
Para desfrutar de todas as regalias e serviços da primeira classe da companhia aérea, um passageiro tem que desembolsar R$ 25 mil reais por poltrona, mas no caso do casal tudo está sendo um “presente” de um sheik, assim como hotel e vários mimos que terão durante sua estada.
Não é por aí o caminho para dar sustentabilidade ao acesso da 5 G no Brasil.
Com certeza, murta coisa será descoberta e reformulada, no sentido de tornar possível o Brasil desfrutar desses avanços .
Trata-se de uma meta ambiciosa, que não pode se limitar aos festejos e champanhes abertas!
Ney Lopes é jornalista, ex-deputado federal e advogado
Caro Ney Lopes; fica claro que o genro do Silvo Santos tem alta capacidade intelectual para, em tais visitas, ententer toda tecnología.
“Lá na China”
Um abraçaço.
5G vai revolucionar a comunicação e colocar o BRASIL em linha com os países do primeiro mundo.
Filho de corrupto, genro de estelionarario e ministro de fascista. Um combo perfeito para admiração dos idiotas. Valeu, Nei.