Anunciado oficialmente nesse sábado (18), como o 7º bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, dom Francisco de Sales Alencar, atual bispo de Cajazeiras-PB, fez seu primeiro pronunciamento à comunidade católica que vai conduzir.
O anúncio de sua escolha pelo Papa Francisco ocorreu durante Assembleia Diocesana de Pastoral (veja AQUI), no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa, unidade da Diocese de Mossoró. Ele substituirá dom Mariano Manzana, que está no episcopado desde nomeação em 15 de junho de 2004 e formulou renúncia às funções dia 13 de outubro do ano passado (veja AQUI), quando completou 75 anos de idade.
Nesse mesmo sábado, logo após ser passada a informação aos participantes do evento, pelo vigário-geral da Catedral de Santa Luzia, padre Flávio Augusto, Dom Francisco falou em vídeo, ao vivo. O próprio dom Mariano fez sua apresentação e pediu palmas em homenagem ao substituto.
Veja vídeo constante desta postagem.
Biografia
Dom Francisco de Sales Alencar nasceu no dia 17 de abril de 1968 em Araripina, em Pernambuco. Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas no dia 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de Novembro de 1995. Ele completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda (PE), e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.
Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia; Reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco. Em 2011, assumiu em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.
Foi nomeado pelo Papa Francisco em junho de 2016 como bispo de Cajazeiras, município do sertão paraibano. E em abril de 2023, foi eleito durante a 60ª AG CNBB, como presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, para o quadriênio de 2023 a 2027. Na gestão anterior, dom Francisco exercia a função de secretário.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário