• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 03/05/2021 - 18:08h
Imunização

Novos grupos são vacinados; poucas doses limitam cobertura de idosos

O temor de muita gente quanto à hipótese de faltar vacina e procura indevida, acabou formando fila e aglomeração desde muito cedo nessa segunda-feira (3), em torno e à porta do Serviço Social da Indústria (SESI). No local, a Prefeitura de Mossoró vacinou com a segunda dose da CoronaVac pessoas com Síndrome de Down, com deficiências e idosos já previamente cadastrados. Depois, tudo fluiu normalmente.

Muitas pessoas chegaram cedo demais, temendo faltar vacina no Sesi (Foto: Wilson Moreno)

Muitas pessoas chegaram cedo demais, temendo faltar vacina no Sesi (Foto: Wilson Moreno)

Quanto aos idosos, devido à pouca quantidade de doses do imunizante CoronaVac, aplicação hoje só atendeu os que haviam tomado a primeira nos dias 25, 26 e 27 de março. Seus nomes constavam numa lista no local.

“Foram ao Sesi pessoas de todas as idades, profissionais de saúde, idosos de outras datas, outros que não estavam no grupo. A prefeitura antecipou quem seria vacinado, informou, esclareceu. Inclusive, dizendo que não precisava chegar de madrugada. Existia uma lista no Sesi com o nome de cada um e quem estava com o nome lá seria atendido normalmente”, explicou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Novos grupos foram atendidos hoje, como gestantes e puérperas (mulher que deu a luz há pouco tempo), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Da mesma forma, gente com outras comorbidades foram recebidas nesses locais.

“Recebemos apenas 480 doses de Coronavac no final de semana para a segunda dose. Foram atendidos idosos de 60 anos ou mais que estão com 11, 10 ou 9 dias de atraso. Estamos vacinando conforme orientado pelo Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde”, acrescentou Morgana.

Fim de semana

No sábado (1º) e domingo (2), a campanha Mossoró Vacina teve 11 unidades básicas de saúde abertas. Foram aplicadas 2.042 doses.

A maioria foi de pessoas pertencentes ao grupo das comorbidades da faixa etária de 55 anos ou mais, ou seja, com diabetes, hipertensão, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, cerebrovascular e ainda, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida e com doenças renais crônica.

Estas comorbidades se juntam aos dois primeiros grupos das comorbidades que começaram a ser vacinados na semana passada com doses da vacina Astrazeneca/Oxford: pessoas com deficiência e com Síndrome de Down.

Com informações da PMM.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.