Curti os dias de momo em casa. No bairro onde moro o silêncio era tanto que doíam os ouvidos. Nem os “ursos” desfilavam fantasiados pelas ruas nem os cachorros latiam. Pelo menos, durante o dia, os passarinhos animavam com o seu frevo, de modo que aproveitei para recarregar as baterias.
Pois bem, teremos mais uma oportunidade para buscar os nossos objetivos, uma vez que o ano, finalmente, começou. É momento de agir, levantar a cabeça e tentar concretizar aquilo que sonhamos. Cada um de nós tem um sonho, é claro. Vamos buscá-lo; seja qual for. Será fácil realizá-los? Certamente, não.
Talvez, você esteja pensando em cuidar mais da saúde ou, quem sabe, voltar a estudar, prestar um concurso público, buscar um novo emprego, empreender. Não importa. O importante é sonhar e, principalmente, lutar por aquilo que queremos.
Imagine o leitor e a leitora se não tivéssemos combustível para seguir em frente. Num mundo tão cheio de desamor, sonhar é necessário, pois alimenta a alma, dando-nos força para enfrentar os desafios que a vida nos impõe cotidianamente.
Fico a imaginar o sonho de milhões de pessoas mundo afora. Nas pessoas que estão no meio de guerras que ceifam milhares de vidas inocentes; creio que pedem somente um pouco de paz para viver e educar seus filhos. Penso nas crianças que querem ter o direito de brincar e gozar de uma infância feliz. Penso na mãe ou no pai de família que está desempregado e sonha com um trabalho; nos doentes que sonham com a plena recuperação de sua saúde.
Machado de Assis, o nosso maior escritor, disse em um de seus romances: (…) “Digo-lhe que faz mal, que é melhor, muito melhor contentar-se com a realidade; se ela não é brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir”.
Entretanto, ouso discordar do bruxo do Cosme Velho e, dessa vez, acompanho o pensamento de Ariano Suassuna:
“O sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado”.
Acho que é por aí.
Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça
Até que enfim, o ano começou! Parece que as pessoas ficam numa moleza de projetos; deixam tudo pra depois do carnaval. Um desperdício que não tenham dado uma trégua nas guerras: Ucrânia x Rússia, Israel x Hamas! Para as pessoas que estão nesses conflitos, deve ser horrível a incerteza do amanhã. O sonho é escaparem vivos! Cada um leva a própria vida; dá até alívio não morar nesses lugares! Que tal nos envolvermos na busca da PAZ? Feliz Ano Novo a todos!