• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 31/10/2021 - 15:20h

O avanço do imposto global

Por Ney Lopes

Termina neste domingo a reunião realizada em Roma do Grupo dos 20, conhecido como G20, uma organização que reúne ministros da Economia e presidentes dos Banco Centrais de 19 países e da União Europeia. Juntas, essas nações representam cerca de 80% de toda a economia global. O presidente Jair Bolsonaro está presente na reunião.Imposto Global, ouro, dinheiro, economia

Uma importante decisão foi tomada neste sábado. Os líderes do G20 acordaram a criação de um imposto global de pelo menos 15% sobre as grandes multinacionais para garantir um sistema tributário mais justo.

Abrangidas por esta medida estão as grandes empresas com um volume de negócios global superior a 20 mil milhões de euros e uma rentabilidade superior a 10%.

Os líderes chegaram a este acordo histórico após quatro anos de intenso debate, sendo o objetivo evitar que as grandes empresas multinacionais beneficiem de regimes fiscais complacentes, não pagando impostos nos países onde operam.

O mecanismo, a adotar até 2030 um sistema baseado em dois pilares e que aborda os desafios fiscais gerados pela digitalização e globalização da economia.

O primeiro pilar estabelece que o volume a lucratividade residual das empresas que resta após o pagamento do imposto sobre 10% do lucro seja repartido entre os países onde as companhias operam.

O segundo pilar determina um imposto mínimo de 15% para empresas com faturamento acima de 750 milhões de euros.

Abrangidas por esta medida estarão as grandes empresas com um volume de negócios global superior a 20 mil milhões de euros e uma rentabilidade superior a 10%, sendo a distribuição dos lucros feita entre os países onde cada empresa tem receitas superiores a um milhão de euros (ou 250.000 euros, nos Estados menores).

Sem dúvidas, o acordo agora alcançado garante regras tributárias justas, modernas e eficientes, que são também essenciais para estimular o investimento e o crescimento.

Como primeiro passo, a Itália, Áustria, França, Reino Unido e Espanha firmaram um pacto com os Estados Unidos sobre a transição dos impostos sobre os serviços digitais existentes para os novos padrões internacionais.

Os EUA, por sua vez, comprometeram-se a acabar com as sanções comerciais adotadas pelo Representante de Comércio contra esses países.

Tudo indica que a reunião do G20 avança, em razão da catástrofe da pandemia que abre os olhos do capitalismo global. A própria democracia e a economia de mercado estariam em risco, se tais medidas deixassem de ser adotadas.

Passa a época do “deus mercado”. A lei da oferta e da procura continua fundamental e necessária para os negócios, porém ela cada dia assume mais compromissos com a sobrevivência das multidões famintas.

Espera-se que a decisão do G20 não fique no papel e seja realmente um instrumento de valorização econômica e social, em benefício do ser humano.

Ney Lopes é jornalista, ex-deputado federal e advogado

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.