Por Bruno Ernesto
Um dos costumes de todo menino nordestino era criar pássaros, especialmente golinha, canário-da-terra, rolinha, galo-de-campina, azulão, graúna, concriz etc. Costume que de uns anos para cá praticamente acabou. E não era para menos.
Os motivos são inúmeros, como consciência ecológica, mudança de hábito em razão do crescimento urbano, desaparecimento dos animais, desinteresse das últimas gerações e, em especial, por ser crime ambiental.
Era uma prática terrível com os pássaros, e que Luiz Gonzaga eternizou a maldade do homem ao registrar que furavam os olhos da graúna para que ela “cantasse melhor”. Eu mesmo pude ver, quando criança, um exemplar de uma graúna cujos olhos foram furados pelo dono que se glorificava por ter um pássaro com canto tão belo. Só tempos depois compreendi aquele terrível hábito dos apreciadores das graúnas.
Aliás, a primeira vez que fui vítima da criminalidade foi quando furtaram o lindo canário-da-terra que, se não me fale a memória, ganhei do meu pai por volta dos oito anos de idade.
Naquele tempo, costumava deixar o portão da casa aberto enquanto ia brincar nas casas dos meus amigos pela vizinhança. Como não tinha noção do que era criminalidade naquela época, não imaginava que alguém pudesse furtar meu canário-da-terra.
Enfim, numas dessas minhas saídas, quando retornei para casa, a gaiola do meu canário, que ficava na área externa da casa, já não mais estava lá.
Não lembro se chorei; mas lembro que, desse dia em diante, isso não saiu da minha cabeça e, vez ou outra quando chego vou visitar minha mãe, lembro desse episódio.
De todos os passarinhos que criei na minha infância, o que me marcou mais foi um concriz.
Ganhei de um amigo do meu pai que, se registre, não gostou nem um pouco, pois ele detestava que aprisionassem os pássaros – embora tenha me presenteado com o canário-da-terra anos antes-, e apesar dos apelos do meu pai, criei com bastante esmero – ração, frutas, legumes, hortaliças, alguns insetos, o cano pendurado para ele dormir – até o coitado morrer de velho.
Pelas minhas contas, deve ter vivido doze anos. Era valente e tinha um canto belíssimo. Não, não tinha os olhos furados.
O que me impressionava, com o passar dos anos, era que ele cantava cada vez mais forte e lançava um olhar penetrante sobre mim quando eu chegava para colocar sua comida, trocar sua água e areia que ele adorava ingerir depois do banho que dava nele diariamente, apesar dos protestos dele.
Digo protestos pois ele cantava a plenos pulmões enquanto eu jogava água nele, que também mergulhava na tigelinha d´água e continuava enquanto estava comendo sua ração e as frutas.
No ano 2000, quando comprei meu primeiro celular, gravei o canto dele e coloquei como toque de chamada do meu telefone celular. Todos na faculdade riam quando meu telefone tocava.
Apesar de tudo, criei o meu concriz com bastante dedicação, cuidado e amor até o seu passamento.
Tantos anos após a sua morte, nesses últimos dias, assistindo a vários documentários sobre o cangaço, enquanto me recupero de um procedimento cirúrgico, me lembrei de um encontro que tive no ano de 2013 com o renomado escritor sobre o cangaço, Renato Luís Bandeira, na antiga sede do Sêbado, que naquele tempo funcionava na casa de seu proprietário na Av. Antônio Vieira de Sá, o outrora cirurgião-dentista Dr.Marcos Pereira, que hoje é largamente conhecido como Marcos do Sêbado, uma grande figura humana, sebista da melhor estirpe e de uma receptividade incrível.
Conversamos por um longo tempo sobre cangaço; adquiri alguns livros de autoria de Renato Luís, além do que, convenci-o a me vender do único exemplar que ele portava do livro “O canto da Acauã”, de autoria de Marilourdes Ferraz, filha do famoso Coronel Manoel Flor comandante de umas das volantes mais ferrenhas que perseguiu Lampião, que, aliás, é uma obra bastante difícil de adquirir.
A quem se interessar, dita obra tem um viés bem diferente do qual se costuma retratar as temidas volantes, pois, segundo a autora, houve uma verdadeira inversão de valores em relação ao papel das volantes, uma vez que ao longo do tempo, as mesmas foram transformadas em perseguidoras implacáveis dos cangaceiros, sem, no entanto, considerar que o fenômeno do cangaço já perdera a aura de movimento social e passou ao puro banditismo.
Em relação ao título da obra, penso que se trata de uma alusão à crença de que o canto do pequeno gavião da caatinga traz mau agouro e é um prenúncio da morte. Os sertanejos de mais idade levam a sério essa superstição.
Há quem chame a Acauã de Deus-quer-um, gavião-coveiro e cobreiro, sendo esta última denominação em razão de sua alimentação ser quase exclusivamente a base de cobras, inclusive as venenosas, e que, apesar de não ser imune ao veneno delas, é um ávido devorador de cascavéis e jararacas, de modo que o título do livro é bem sugestivo.
Com isso, após uma maratona de documentários sobre o cangaço e passar a vista novamente na literatura, me ocorreu de concluir que, apesar de naquele tempo eu cuidar do meu concriz, decerto quando ele escutava minha voz, para ele, deveria soar como o canto de uma Acauã, trazendo mau agouro, pois toda aquela agitação que eu via como uma satisfação dele que parecia cantar lindamente, em verdade, deveria ser muita raiva e desespero por estar ali confinado.
Que bom que os tempos mudaram, pois nenhum ser comemora a vida estando engaiolado ou canta melhor por ter os olhos furados.
Bruno Ernesto é professor, advogado e escritor
Faça um Comentário