Por François Silvestre
…e a hipocrisia que o sustenta.
Pouquíssimos substantivos conseguem ser preservados na essência do seu significado após o acréscimo do sufixo “ismo”. Pouquíssimos.
O moralismo é uma deformação do substantivo feminino “moral”. Não confundir com o adjetivo. Nem sempre a alteração é depreciativa ou desgastante. Neste caso específico é uma deformação. O portador da condição, o moralista, é um deformado moral.
O moralista se exibe como dotado de pureza absoluta. Não transige com os defeitos naturais da condição humana. Mesmo que, por estudos psicanalíticos, já esteja comprovado que o moralista carrega no escondido do seu íntimo os mesmos ou piores “defeitos” que ele aponta nos alvos da sua ira.
Uma nuvem o segue e o tortura. O moralista é furioso e sofredor.
Serve o exemplo do deputado Artur do Val, do Movimento Brasil Livre (MBL), que não é fato isolado. É a representação individual de uma condição coletiva. Esse rapaz era honesto absoluto, dotado de pureza absoluta, intransigente nos costumes e na “moral” política. Até que sua nuvenzinha, cinzenta e escondida, despencou de ladeira abaixo.
O perigo não está no sufixo, mas na hipocrisia de fanáticos e intolerantes. Aliás, fanatismo e moralismo são casados e moram juntos.
François Silvestre é escritor
Isso mesmo Caro FRANCOIS, até o mundo MINERAL sabe, gradativamente pesadas nuvens descortinarao no vasto horizonte da hipocrisia UDENISTA TUPINIQUIM…!!!
O que de forma CANALHA, alienada, OBTUSA e imbecil, denominaram de nova política. Na VERDADE é a repetição de uma tragédia nacional chamada contra contra as instituições!!!
Os SUPOSTOS e incansáveis combatentes da corrupção, mais dia menos dia, inexoravelmente iriam se encontrar com sua alma gêmea e sua irmã siamesa, mais conhecida como FARSA…!!!
Pois, como sabemos, aqui mesmo nesse Blog, habitam demasiado número de moralistas de GOELA.
O pior/melhor da história, eles nem se dão conta, a QUALQUER momento, os Mamães Falei do País de MOSSORO e adjacências viram a tona com seus pedidos de desculpas, sumiços e repentinos emudecimentos !!!
Um baraço
FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO
OAB/RN.7318
Que em 2022 o Brasil se livre da ideologia:
Pastor 171
Empresário Liberalista-Ganancioso
Falso Patriota
Moralismo de Guela
*virão!
Até Joaquim Barbosa fez autocrítica. Ele que foi um típico moralista.
Ô, Carlos Santos, seu fi duma égua. Essa ilustração roubou a cena. Muito melhor do que o texto. E ainda se diz amigo…
Kkkkk. O texto é excelente, mas a ilustração foi a cereja no bolo. Me desculpe o uso da imagem sem solicitar a permissão, mas já usei-a em grupo de WhatsApp para calar a boca de falsos moralistas. Kkk
NOTA DO BLOG – Bom dia, Claudinei e François. A obrigação do editor é procurar fazer a melhor edição possível, casando texto com foto/ilustração. O título, então, é de suma importância, mas claro que seguimos ao máximo possível o que é sugerido pelo autor.
O mais importante é que nosso domingo siga com a opção de leitura diferenciada, atendendo a públicos diversos, fugindo ao cotidiano, do factual ou de pautas que apenas objetivem atrair cliques, seguidores (digo sempre que quem tem seguidor é líder de seita) e comentários numerosos e insanos.
Abraços e boa semana a todos.
Também achei a ilustração perfeita. Kkkkkkkk