• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 24/08/2010 - 19:19h

O reflexo dos programas eleitorais e as pesquisas

Alguns webleitores e interlocutores, ao vivo, perguntam-me qual o efeito do "palanque eletrônico" na atual campanha até aqui.

Mais: indagam se essas pesquisas mais recentes são capazes de detectar movimentos nas aspirações do eleitor, a partir dos programas eleitorais em rádio e TV.

Vamos lá.

Primeiro: a TV/rádio continuará sendo a principal força de propagação das mensagens e novidades nesta campanha.

Sem dúvidas que há um crescimento e influência impressionantes, em se tratando de Internet. Contudo, ainda longe da grandiloquência de massa da TV, principalmente.

Contudo, pondero, que a Internet tem a capacidade de criar círculos concêntricos, gerando ondas continuadas de informação, formando opinião e instigando o debate.

Segundo: as pesquisas divulgadas nesses últimos dias não devem refletir eventuais reações do eleitor aos programas em rádio e TV, o denominado "palanque eletrônico".

Só devemos sentir uma resposta mais nítida adiante. Mesmo assim, é fundamental que os programas ofertem novidades, "fatos novos" ou saiba requentar antigas polêmicas etc.

Burocráticos e esteticamente cansativos, eles pouco vão acrescentar à preferência do eleitor. Como qualquer outra "atração" televisiva, o programa eleitoral precisa provocar o apetite do telespectador. Tem que ser instigante, aguçar os sentidos.

É isso o que disserto sobre os questionamentos recebidos, sem a pretensão de tornar esses pontos de vista uma verdade absoluta.

É apenas para ajudar no debate.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.