• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 14/07/2011 - 16:08h
Ao trabalho

O RN tem pressa, governadora

Raivas, ranços, ressentimentos, interesses subalternos, vilanias, desapontamentos pessoais ou corporativos em relação ao Governo Rosalba Ciarlini (DEM) precisam ser aplacados.

Já escrevi outras vezes, repito: a política do quanto pior, melhor… é infame.

No cômputo geral, todos nós perdemos.

Nem o servilismo patológico nem a oposição hidrófoba. Precisamos de moderação. “A virtude está no meio”, como bem recomendava Aristóteles.

O governo está ruim? Está.

“Ruim de escorrer água”, diria minha santa mãezinha.

Pode melhorar? Pode, sim.

Precisa mudar métodos e mentalidade. Não será pelo incenso caudaloso, o elogio remunerado ou a desfaçatez de propagandas surreais que conseguirá a superação.

Assinalei pouco após as eleições do ano passado que não nutro expectativa maiores em relação à gestão Rosalba, com base no que foi sua passagem em três oportunidades pela Prefeitura de Mossoró. Será um governo “bom”, ou mesmo regular, centrado no convencional.

Que seja pelo menos isso.

Não é muito, mas precisa ser pelo menos isso.

O que se revelou até agora, é bem aquém do anunciado e ínfimo diante do possível.

O RN precisa que essa gestão cumpra o principal desafio de décadas que escassos governantes assumiram: reduzir a distância entre a capital e o interior. Tem que se empenhar para promover a socialização do desenvolvimento e atenuar as desigualdades sociais.

Torço. Faço minha parte. Opino, questiono, informo.

Açulo a sociedade à dialética. Contribuo à construção de uma bolha crítica que possa desenhar uma nova ordem. É pouco? Talvez. Mas é bem mais do que a maioria tem feito, habituada a cruzar os braços ou resmungar sussuradamente.

Abro o bocão (que não é pequeno) e assumo o ônus de ser assim, translúcido, sem rodeios ou farisaísmo. Sem a sombra do anonimato ou terceirização de opinião.

Chega de transferência de responsabilidades; basta de maquiagem. A retórica da “terra arrasada” não cola mais.

Temos praticamente seis meses perdidos e fecharemos 2011 com quase nada de concreto.

Ao trabalho, governadora.

O Rio Grande do Norte tem pressa.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Cesario Melo diz:

    Sempre muito preciso em seus comentários!! Parabéms

  2. Graça Sabino - diz:

    Nunca ouvi algo mais sensato sobre o governo Rosalba: “raivas, desapontamentos pessoais … precisam ser aplacados”. Todos nós saimos perdendo com isso. Acho que o governo começa a mostrar que esses seis meses não foram em vão. Muitas coisas foram costuradas nesse período e que agora começam a dar resultados. Eu estava completamente desapontada com a assitencia em saúde mental do estado. O RN na contra mão da reforma psiquiátrica: o Hospital João Machado reabrindo leitos psiquiátricos, quando o mundo todo aposta em serviços substitutivos e leitos psiquiátricos em hospital geral para o CUIDADO aos portadores de transtornos mentais?! Isso é, no mínimo, desapontador. Tanto se investiu, tanto se conquistou no RN com os preceitos da reforma psiquiátrica e agora retroagir em nome de “estamos perdendo dinheiro por que contamos com os leitos do PS, quando na verdade esses leitos são de observação e não entram da contagem do nº de leitos do hospital” (essa informação era desconhecida pela administração…). Participei hoje de uma reuniãono HUOL e fiquei muito feliz com o governo: foi feito um acordo de cooperação técnica entre governo do estado e HUOL para que fossem abertos leitos psiquiátrico no HUOL. Confesso que fiquei suspresa com a notícia e ao mesmo tempo muito feliz. Já existe uma equipe no HUOL trabalhando bastante empenhada (principalmente o Diretor, Dr. Lagreca) para colocar isso em prática. Voltei a acreditar que o estilo da governadora é de fazer TUDO certinho, no sentido de sempre se empenhar para oferecer o melhor a população. Vamos contribuir para que isso aconteça. Todos nós sairemos ganhando.

  3. José Bino de Oliveira diz:

    Assistindo a entrevista do ex- deputado paulo de Tarso Fernandes, ao vivo, no RnTV(14.07.11), vi a personificação da arrogância, da prepotência e do autoritarismo. É muito ódio numa só pessoa.
    Tudo isso , ao falar da vitória de Pirro, do governo Rosalba. Não era preciso ser mãe Diná, para saber
    que o resultado da ação, seria desfavorável a nós, trabalhadores da educação.
    Fico refletindo na frase do filósofo Platão: ” O Juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça,
    mas, para julgar segundo as leis”.

  4. José Ronaldo diz:

    Estamos com você Carlos! Não esqueçamos as palavras do saudoso Tancredo Neves: “Cada governo tem a oposição que merece. A um governo duro, intransigente e intolerante corresponde sempre uma oposição apaixonada, veemente e destrutiva.”

  5. antonio pedro da costa diz:

    O Governo tem sempre dois lados, o bom e o ruim, dependendo da ótica de quem o observa e dos interesses com os quais são confrontados.
    O Governo Rosalba, até aqui, está ótimo para aqueles a quem ela se propôs governar: os poderosos político e economicamente. Os que seguraram enquanto puderam o regime militar nesse Estado e ainda tentam manter viva a chama do idealismo autoritário e anti-democrático. A reca dos bajuladores de plantão está “adorando”. Nada fora do combinado e do esperado.
    Para a massa necessitada dos serviços públicos básicos, como educação, saúde, segurança pública está sendo um desastre o Governo, pelos motivos óbvios presentes, sem precisar elencá-los. Para os segmentos organizados, como o movimento sindical, por exemplo, um terror.
    Se vai haver uma mudança de rumo, não saberemos. É pouco provável. Só nos resta torcer para que isso venha acontecer.

  6. William diz:

    ROSSEAU

    Sempre a multidão será sacrificada ao pequeno número e o interesse público ao interesse particular; sempre estas palavras especiosas de justiça e de disciplina servirão de instrumentos para a violência e de armas para a iniqüidade

    *Nossos verdadeiros mestres são a experiência e o sentimento, e nunca o homem sente melhor o que mais convém ao homem do que nas relações em que ele mesmo se encontra.

    *É próprio da natureza humana suportar com paciência a necessidade das coisas, mas não a má vontade alheia.

  7. William diz:

    Todos os progressos humanos, todas as transformações sociais e políticas da nossa espécie têm sido obra da força. Karl Marx.

Trackbacks

  1. […] o governo Rosalba: “raivas, desapontamentos pessoais … precisam ser aplacados” (veja postagem AQUI). Todos nós saimos perdendo com […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.